saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciamos este ano letivo, em novembro.
2. Área aproximada da horta (m²):
Menos de 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Pré-escolar: Área do Conhecimento do Mundo e Área de Formação Pessoal e Social 1.º Ciclo: Estudo do Meio e Educação para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
52
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Alguns pais ajudaram em momentos pontuais, uma vez que este ano não era permitido a entrada no recinto escolar, devido à pandemia. No início um pai ajudou na colocação das paletes, seguindo a planta predefinida. Na 2.ª fase, duas mães apoiaram-nos nas plantações.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Maior sensibilização para a agricultura biológica e a sua importância para a sustentabilidade do planeta.
Mais envolvimento das crianças e da comunidade com a Natureza e com os espaços verdes.
Optar por uma alimentação mais saudável, recorrendo a produtos da horta e característicos de cada época.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As crianças foram organizadas em brigadas, para as motivar a cuidar das diferentes tarefas que a horta exige, para se manter viçosa e com uma excelente produção. Cada uma das brigadas ficou responsável por uma determinada tarefa: regar, tirar as ervas daninhas, verificar a existência de pragas/doenças e acompanhar o crescimento de forma a realizar as colheitas atempadamente. A criação de Brigadas permitiu a atribuição de tarefas específicas, implicando a responsabilização e envolvimento dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparamos o espaço definido para a horta e colocámos terra fértil. Assim, a horta foi desenvolvida seguindo os princípios da agricultura biológica, sem aplicação de produtos químicos, e recorrendo a culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No compostor, começámos por fazer uma camada com pequenos paus no fundo do reservatório para permitir a circulação do ar. Na segunda camada foram colocados resíduos domésticos, que os alunos trouxeram de suas casas (restos de vegetais e frutas, cascas de ovo esmagadas, borras de café…). De seguida colocou-se uma camada de resíduos secos (folhas secas, raminhos, palha, serrim…) e assim sucessivamente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface lisa com alho francês; feijão rasteiro com alecrim; pepino com feijão rasteiro; cebolas com morangos; pimentos com cebolas e alface crespa com salsa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que possível utilizámos a água da chuva e regamos em alturas mais frescas do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, diariamente, na hora do intervalo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Surgiram ervas daninhas, que foram retiradas à mão pelas brigadas. A eliminação manual das ervas é o método mais rápido e o mais simples. Para facilitar o trabalho, aproveitámos uma altura em que a terra estava fofa, isto é, húmida e sem estar apertada. Foi explicado às crianças que tinham de levantar a erva, apanhando-a o mais por baixo possível e puxar até a arrancar. Depois, sacudir e fazer cair a terra das raízes, para não desperdiçar terra boa, junto com as ervas daninhas.
Surgiram também dois caracóis que estavam a comer as folhas do feijão. Desta forma, para proteger a nossa horta biológica dos caracóis, usamos produtos naturais para os combater. Foi feito um trabalho de pesquisa e chegámos à conclusão de que o ideal seria colocar serradura ou serrim de madeira em redor das plantas em perigo, como faixas defensivas. Posteriormente, investigámos como fazer uma casa para os caracóis. Houve distribuição de tarefas e a casa foi montada para os nossos caracóis dentro de um aquário. Assim, foi possível observar os caracóis, durante mais tempo e de perto, acompanhar o seu dia a dia, anotar as suas atividades, descobrir que o caracol é surdo e tem muita dificuldade em ver, uma vez que os seus olhos estão situados nas antenas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foi realizada uma feira na escola, em que as crianças tiveram a oportunidade de transformar as mesas de sala de aula em bancas de venda de produtos da nossa horta biológica e plantas aromáticas.
Algumas famílias visitaram a nossa horta e colheram diretamente do local, a alface bio preferida, roxa, lisa ou crespa.
Atividade 2:
Descrição:
Diretamente da horta para a mesa, as crianças colheram:
- os legumes e confecionaram uma salada de alface e beterraba.
- morangos e confecionaram uma sala de fruta para o seu lanche saudável.
Atividade 3:
Descrição:
Na horta, as crianças puderam realizar várias aprendizagens: tocar nas plantas, cheirar, colocar na boca, ver as suas diferenças, como são constituídas, analisar o solo, investigar sobre os animais que iam aparecendo...
15. Outros aspetos de realce da horta:
Com a criação da horta bio pretendeu-se estimular a alimentação saudável, a agricultura biológica, os sentidos e promover aprendizagens no exterior...
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/ebjidebarranhas