As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Permite também que as nossas crianças percebam que o que comemos vem da terra e que é «metendo as mãos na terra», que a podemos valorizar, respeitar e consequentemente preservar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega é feita todos os dias de manhã cedo, pelas funcionárias da escola.
As plantações e manutenção da horta está a cargo das turmas do segundo ano, seguindo o respetivo horário:
À quarta- feira de tarde (14:30 - 15:30) a turma L2A.
À sexta -feira de tarde (14:30 - 15:30) a turma L2B.
Ao sábado, os encarregados de educação, que se voluntariaram para manutenção da horta, dão o seu precioso contributo.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização está a ser estimulada por substrato biológico de compra.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Neste momento ainda não foi possível a venda dessas mesmas ervas aromáticas, uma vez que a horta é muito recente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: