As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de S. Silvestre (Murtosa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existe.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio;Português e Matemática:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

79

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que seja importante, respeitando as restrições da atual pandemia.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aperceberem-se pela prática, da importância do cuidar,ver crescer, colher e comer com auto suficiência.
Depois das aulas presenciais...o Apoio Solidário; apoio nas diversas tarefas da horta, de forma cooperante; espírito de observação; curiosidade; resiliência.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, tem uma pequena parte da horta e cuida da mesma de forma autónoma e quando for oportuno.

7. Como é feita a preparação do solo?

Será com a ajuda da comunidade educativa, associação de pais, junta de freguesia e CMM.
O solo foi lavrado e fertilizado com ajuda do empenho da associação de Pais; a junta de freguesia e CMM colabororaram disponibilizando serviço através da cedência de um funcionário, sempre que necessário e também com ajuda de reservatórios para a água da chuva respetivamente.
Assim aconteceu e acontece.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas diárias do lanche, preparado na pré e caruma ou agulhas dos pinheiros mansos que existem no espaço exterior da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Dado que a escola esteve em isolamente profilático no mês de janeiro seguido do Estado de Emergência...está tudo em standby.
Quando a escola reabriu, deu-se início à preparação da terra, semeou-se e plantou-se tudo o que os alunos e famílias facultaram incluindo, legumes diversos e plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Está previsto e já se acionaram esforços para obter reservatórios para a água da chuva e só quando retomarmos as aulas presenciais, poderemos dar andamento ao processo. E sempre dependentes da chuva que caiu...ou de uma gestão de consumo de água. Sempre com regadores reutilizados.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Horta Bio Solidária na comunidade local.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram atividades distintas no tempo e número, diversidade de pessoas envolvidas.
A Horta Bio, foi desde que foi possível implementar até ao presente e com toda a comunidade educativa e local.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta, sempre que foi possível, na sementeira, plantação e manutenção e no dia de Aulas ao ar livre.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O cuidar; a cooperação; o resolver problemas; o ser solidário;

15.1. Link para a página da horta:

Só na página digital do agrupamento.