As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Jugueiros (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe à cerca 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

35 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo, matemática, estudo do meio e Cidadania e desenvolvimento/Formação pessoal e individual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

89

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas para ajudar na partilha/contributo de algumas sementes necessárias para o cultivo da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Embora esta horta exista à aproximadamente 5 anos ainda não está bem implementada na comunidade, uma vez que até este momento só uma sala do pré escolar estava envolvida neste projeto. Muito do que agora existe foi um trabalho de muito boa vontade da educadora do pré-escolar, sendo que uma reduzida parte desta comunidade é que está envolvida. Neste momento mais professores mostraram interesse em participar neste projeto, daí a nossa candidatura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelas crianças envolvendo professoras e assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os envolvidos fazem a limpeza do solo retirando as ervas daninhas, folhas secas. Uma vez que é um terreno de solo pobre, tivemos que adicionar terra e fertilizantes naturais. Pedimos também o envolvimento da Câmara para fornecer um compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Até à data não tem sido feito, mas o objetivo é começar a fazer a compostagem com a ajuda das entidades municipais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, rúcula, cebolinho, cebolas, alho francês, batatas, rabanetes, tomates, couves, groselhas, framboesas, aromáticas, pimentos, tomate, cenouras, entre outras…
Cebolas para prevenir as lagartas, lesmas e caracóis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta foram realizadas diversas vezes ao longo do ano. Os alunos do pré escolar estiveram sempre acompanhados pelas Educadoras e Auxiliares de Ação Educativa. Os conteúdos abordados foram:
- Distinção de arbustos, ervas e árvores
- Partes da planta e suas funções
- Diferentes tipos de folha
- Caules comestíveis
- Raízes
- Raízes comestíveis
- Diferentes utilizações/ diferentes utilidades
Os alunos executaram marcadores para os diferentes produtos hortícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Depois de colherem as alfaces, todos os alunos com a ajuda da Educadora e Auxiliar de Ação Educativa fizeram uma salada, a qual foi saboreada em pleno ambiente hortícola. À medida que os produtos hortícolas foram colhidos, foi feita uma sensibilização para o seu consumo diário, sendo o objetivo promover uma alimentação mais saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A Hora do conto foi mobilizada para este projeto. Foram trabalhadas várias histórias cujo tema se articula com o projeto e a promoção de uma alimentação equilibrada com produtos naturais e saudáveis. Esta atividade foi dinamizada em vários dias no espaço da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: