As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica do 1º ciclo de Campo - S. Gens (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

área de pequenas dimensões

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As sementes e plantas foram oferecidas pelas famílias, tal como o estrume.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam sobre as diferentes fases de germinação, do trabalho necessário para a implementação e cuidados a ter com as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é composta por seis pneus, ficando cada uma das três turmas responsável pela manutenção de dois pneus. Todas as manhãs as turmas cuidam das plantas que lhes pertencem.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para delimitar a horta, foram utilizados pneus reutilizados oferecidos por uma fábrica local. A terra foi recolhida de campos circundantes, pertencentes a membros da comunidade local. Antes da plantação, a terra foi fertilizada com estrume bovino e com borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolo, Alface, Morangos, Tomates e Ervas Aromáticas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma é responsável por regar os seu pneus, todas as manhãs

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de avaliação visual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante as aulas de Estudo do Meio, os alunos utilizam a horta para aprenderem sobre o processo de germinação, ao mesmo tempo que aprendem a cuidar das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vai ser elaborada uma salada para consumo da comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: