saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Teve início neste ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²):
6m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio , Cidadania e desenvolvimento, Expressões
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam enviando plantas e consomem os produtos da horta, também ajudam com conselhos sobre o cultivo das espécies.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos ficaram a conhecer alguns dos produtos hortículas da região, aprenderam a ver animais bons e maus para a horta, começaram a comer ervilhas da vagem.…
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foram formadas eco-brigadas que cuidam da rega em dias alternados, as duas turmas são chamadas a colaborar para semear, transplantar e colher os produtos hortícolas e plantas que ajudam a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
As plantas que estão na terra são retiradas, secas e mais tarde colocadas no compostor, a terra é cavada e são feitos os canteiros para colocar as plantas a cultivar.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os restos das plantas retiradas da horta, com folhas das árvores, secas e com cascas fruta que vem para dar aos alunos, projeto da Câmara de Leiria.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, calêndulas, chícharo, girassol, coentros, salsa, couve galega, alface, alecrim, lúcia lima
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelas eco-brigadas em dias alternados, caso não chova.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas e doenças são controladas quando se rega ou uma vez por semana, usualmente à quarta-feira
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Piolho negro, borrifámos as favas com água com umas gotas de detergente da loiça
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Venda de produtos da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
11 alunos e 2 professoras, sementeira de favas, ervilhas e outras espécies;
Atividade 2:
Descrição:
11 alunos 2 professores exemplificação com vários tipos de lixo biodegradável ou não que foi enterrado e desenterrado passados 3 meses para verificarem o que aconteceu ao lixo
Atividade 3:
Descrição:
20 alunos e 2 professoras, apanhar as favas para vender aos pais
15. Outros aspetos de realce da horta:
Na horta existe a lúcia lima que utilizamos para fazer chá que bebemos nos dias mais frios
15.1. Link para a página da horta:
Página de Facebook da escola: https://www.facebook.com/Escola-da-aldeia-EB-de-Regueira-de-Pontes-113930803372427