As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Amareleja (Moura)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

42 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Vocacional; Ciências Físico Naturais; Homem Ambiente e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2 funcionários

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Duas a três vezes por semana.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atualmente com a pandemia não existe divulgação dos produtos, provenientes da horta.
Neste momento os alunos utilizam a horta para beneficio próprio, uma vez que a maioria dos alunos são subsidiados, é uma forma de auxiliar essas famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta organiza-se em 2 grupos, os mais velhos fazem o cultivo e a rega, os mais novos fazem a limpeza de ervas daninhas e do restante terreno.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com o estrume animal e a terra é trabalhada pelos alunos com enxadas, uma vez que não existem maquinaria para fazer esses trabalhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas dependem da estação do ano, iniciou-se com o cultivo e ervas aromáticas, alface, couves, favas, batatas e cebolinho. Com o confinamento, muitas das plantações não vingaram, dendo sido retomado todo o processo de cultivo no 3º período.
Atualmente, a horta contém: hortelã, couves, abóbora, tomates, pepinos e pimentos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada no inicio, a meio e no fim da semana, dependendo do ciclo de chuva e da estação do ano.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita, um vez que não existiram ainda pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A horta é tralhada principalmente pelas turmas PIEF da escola e por alguns membros da comunidade escolar, mas com menos afluência.
A atividade mais significativa é o decorrer de aulas na horta e da partilha de conhecimentos entre alunos e professores, um vez que o meio é rural e que a maioria das pessoas tem horta em casa.
Tal como referido anteriormente, a horta funciona como um dos vários projetos das turmas PIEF e pelas disciplinas já apresentadas, essa é maior função da mesma.
Inicialmente foi feita a limpeza do terreno e a marcação de canteiros para o cultivo.
Plantaram-se couves, alfaces, coentros, salsa, batatas e hortelã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Como o segundo período só contou com duas semanas de aulas presenciais, não conseguimos os resultados esperados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Com a retoma do ensino presencial, o processo iniciou-se novamente.
Desta vez foram plantadas aboboras, tomates, peninos e pimentos, está a ser feita a manutenção de algumas couves para retirada das sementes e da hortelã.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/pief.amareleja