As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB nº3 da Bobadela (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Uma equipa, diariamente, recolhe os restos e coloca-os no compostor com supervisão de um adulto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: Batata+feijão+ milho / cenoura+cebola / Couve ou repolho+alface+ervilha+Tomilho ou alecrim / Milho+Salsa / Morango+Alface / etc.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Tentamos prevenir o seu aparecimento através da associação de culturas hortícolas, incluindo plantas aromáticas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
20 crianças da educação pré-escolar + 2 adultos
Os alunos tiveram oportunidade de experimentar/ aprender novos conteúdos, in loco, com exemplos práticos associados ao cultivo da horta.
Estas aulas têm motivado um maior número de visitas à horta por parte das outras turmas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
20 alunos do 1º ano
O desafio foi colocado, individualmente, a todos os alunos, no período de confinamento, para que com as suas famílias criassem um jogo de pares de culturas consorciadas.
O resultado final surpreendeu!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Todas as turmas da escola
Brigadas de recolha diária dos restos da copa e deposição dos resíduos no compostor, esta atividade era sempre acompanhada por um adulto que orientava e explicava o porquê dos procedimentos.
Todos os alunos aderiram a este desafio e muitos deles não só faziam a recolha nos dias a eles destinados, mas também acompanhavam e colaboravam com as outras equipas de recolha.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este espaço proporcionou um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que em muito contribuiu para o enriquecimento global dos alunos, integrada nos currículos das turmas.
A Horta Pedagógica deverá visar a dinamização dos canteiros da
escola, assim como, proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza
através da realização de algumas atividades agrícolas.
Procuramos em paralelo estimular a natural curiosidade dos alunos pelos fenómenos naturais, assim como sensibilizar para a degradação do meio e a consequente extinção de espécies vegetais.
15.1. Link para a página da horta: