As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março desde ano, data em que se começou a preparar o terreno para este efeito. Antes era jardim.

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2. Área aproximada atualmente cultivada. Para o próximo ano serão está prevista a concessão de parcelas a funcionários e estudantes da ESEnfC no total aproximado de 300m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O projeto é transversal a toda a comunidade escolar e visa a concessão de parcelas aos estudantes residentes no Pólo C, ao lado da horta, nas proximidades e também a funcionários. Também servirá de suporte a vários projetos de educação para a saúde.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sendo um projecto recente, já está a gerar grande expectativa por parte dos alunos que vêm na horta uma oportunidade de cultivar os seus próprios legumes biológicos e poder confeccioná-los nas suas Kitchenettes. Também os funcionários docentes e não docentes estão interessados, especialmente aqueles que vivem em apartamentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da parcela agora cultivada é feita por um grupo afeto à equipa Eco Escolas ESEnfC com apoio de um funcionário manutenção do jardim.
A partir do próximo ano letivo, a manutenção de cada parcela passa a ser da responsabilidade de cada utilizador ou grupo, nos termos do regulamento já elaborado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza: com uso de ferramentas manuais.
Mobilização: alfaias agrícolas manais.
Fertilização: com compostos orgânicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos da horta e do jardim, nomeadamente folhas das árvores e relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão de trepar, tomates, curgetes, alface, beringela, couve galega e coração, espinafres, alcachofra verde.
Ervas aromáticas variadas, nomeadamente rosmaninho, salsa, coentros, hortelão pimenta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, sendo feita alternadamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Workshop

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Dado que a horta é recente e só agora está a começar a produzir, estão previstos dois workshops a realizar no nosso dia Eco Escola: confecção de saladas e usos de ervas aromáticas; compostagem e cultivo de hortícolas usando o composto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Agricultura biológica: plantação de hortícolas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: