As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

EB de Ferragudo, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No espaço atual existe há cerca de 5 anos. Anteriormente tivemos acesso a uma horta comunitária.

2. Área aproximada da horta (m²):

100m/2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

235

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Envolvimento através da participação nos desafios lançados pela ABAE ao longo do ano letivo; partilha de materiais para reciclar nas salas; partilha de propostas de atividades a realizar em família que visaram a proteção e sustentabilidade do nosso planeta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade reconhece o valor da horta escolar:
• Adquirindo os produtos nela cultivados;
• Acompanhando o envolvimento e participação das crianças;
• Percebe o trabalho desenvolvido abrangendo todas as disciplinas;
• Participa nas diferentes fases de organização e evolução da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um cronograma para orientação das atividades a desenvolver. No entanto, esta dinâmica pode sofrer alterações de acordo com os interesses dos alunos e os projetos a desenvolver.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo o município faz uma primeira preparação do terreno. Posteriormente cada turma acompanhada pelo professor titular organiza o seu lote de terreno e os produtos a cultivar/semear. Todas as turmas fazem a manutenção da horta: a rega, a apanha das ervas daninhas, a recolha de secos e outros prejudiciais à horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim é feita a compostagem, aproveitando os secos retirados da horta e os restos orgânicos do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, feijão verde, cebolas, alfaces, curgete, couve, morangos, aromáticas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi feita a recolha da água da chuva, utilizando-a na rega de plantas da horta, ainda que em pequena escala.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feito pois não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Devido à pandemia este ano não tivemos galinhas na nossa capoeira.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A horta começou a dar legumes. Apanhámos tomates, pepinos, curgetes, cebolas, pimentos, ameixas e morangos. Depois dividimos os vegetais por sacos e pesámo-los. Cada saco ficou com meio (1/2) quilograma de legumes.
Mais tarde, vendemos os frutos e os legumes a 1€ cada kg, mas cada saco custava 50 cêntimos porque cada um deles só tinha meio quilo. Como tínhamos uma dúzia de sacos de vegetais, conseguimos obter 6 €.
Adorámos esta feirinha dos legumes da nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Cuidamos muito bem das nossas plantações e por isso podemos saborear os produtos que a horta nos oferece! Todos os meninos da nossa escola têm a oportunidade de provar estes deliciosos alimentos.
Colhemos as ervilhas, descascámos e comemo-las num arroz de ervilha com cenoura ao almoço!
No dia seguinte colhemos também as favas, descascámos e comemos também ao almoço.
Estava na hora de colher as alfaces. Com elas resolvemos preparar uma bela salada. Primeiro higienizámos as nossas alfaces. Depois, as alfaces foram novamente lavadas e a seguir foi só parti-las aos bocadinhos com as mãos… já está! O almoço foi acompanhado por esta maravilhosa salada preparada por nós.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças observaram e fizeram registos sobre as plantas da horta (fizeram desenho à vista). Registaram ainda o percurso da sala até à horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Realçamos que a agricultura biológica é um dos temas do plano de ação que envolve a totalidade da comunidade escolar da E. B. de Ferragudo.

15.1. Link para a página da horta:

As atividades desenvolvidas no Âmbito da horta foram divulgadas no blog do departamento do pré-escolar. https://aeradainfancia.blogspot.com/p/a-nossa-horta-biologica.html https://aeradainfancia.blogspot.com/search?q=da+horta+para+o+%2Bprato