As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta tem aproximadamente 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, português e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Frequência semanal, uma vez que é um encarregado de educação que faz a manutenção e o cultivo dos vegetais com os alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promove hábitos de alimentação saudável;
- Potencia a participação das famílias;
- Cria o respeito pelo consumo do produto biológico.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada e afixada uma tabela escola para que os alunos saibam qual é a sua tarefa e para que façam escolhas de participação e também para que façam sugestões de cultivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com recurso a enxada, a mobilização de mão de obra é através de uma escala e a fertilização é feita com o adubo do compostor escolar,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de alimentos do almoço e da própria horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- alface
- cenoura
- couves
- cebola
-fava
- ervilha
- ervas aromáticas
.morangos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com recurso à água da rede ou através do bidon de recolha da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos adoram a época de colheita e degustação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: