saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²):
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
os 2 grupos
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Só com a contribuição de sementes, uma vez que não é permitida a entrada de ninguém no espaço da escola devido à pandemia.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Muitos pais têm aderido à agricultura biológica criando as suas próprias hortas em casa. As crianças começam a gostar de trabalhar com a terra e ver as transformações dos produtos, desde que foram semeados até ao crescimento dos mesmos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Divisão por grupos de 3 crianças. Geralmente um grupo faz a manutenção por uma semana assim como, as tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiramente, as crianças apanharam as folhas e colocaram-nas no compostor. depois cavaram, remexeram a terra e por fim colocaram fertilizante de cavalo, assim como terra fornecida pelo departamento do ambiente.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Só com as cascas de fruta, que são gastas no JI, das folhas do exterior que foram apanhadas com as crianças. Neste momento é assim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alecrim, tomilho, oregãos, loureiro, salsa,rosmaninho e alfazema.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Neste momento não é necessário regar. por vezes a rega é feita com regador para não haver muito desperdício. Outras vezes, é feita com mangueira para ser mais rápido.Geralmente fica sempre um adulto a supervisionar para evitar perdas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todas as semanas as crianças vão ver se há mudanças nas plantas que semearam. Antes de vir o frio, numa couve, existiam imensas lagartas, estas comeram uma parte da couve. Deitou-se vinagre, algumas desapareceram mas outras resistiram. Só o frio que veio as fez desaparecer.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No dia da alimentação, aproveitamos a fruta que é fornecida pela Câmara e preparamos espetadas de fruta com as crianças. Como haviam algumas laranjas na laranjeira no JI, fomos escolher as que estavam mais maduras e juntamos à restante fruta. As crianças acharam muito engraçado estarem a comer a fruta com a ajuda de um pauzinho.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de doce de abóbora. Como este ano letivo não foi possível realizar a feira de Outono/S. Martinho, decidimos fazer com a ajuda das crianças o doce para vendermos às familias.As abóboras foram fornecidas por algumas famílias e a venda do doce foi um sucesso.A parte mais importante foi ver as crianças a participarem na elaboração do doce, a experimentação de diferentes texturas, sabores, manuseamento dos materiais, foi gratificante.
Atividade 3:
Descrição:
Vinda de uma Engenheira agrónoma ao nosso JI para falar sobre a importância da agricultura biológica e sobre os animais auxiliares e amigos deste tipo de culturas.Os pontos mais positivos foi saberem que a joaninha é amiga e que gosta muito de comer os bichinhos que devoram as plantas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
O unico meio de comunicação é o jornal dos escuteiros. É neste meio que expomos todas as novidades relacionadas com a horta.