As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Experimentais; Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dão sementes e plantas.
Quando inquiridos ou solicitados transmitem conhecimentos agrícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Propicia um maior conhecimento sobre o que é a agricultura biológica e produtos biológicos. Sensibiliza também os alunos para a reflorestação e respeito pela Natureza.
Prevê-se a confeção de uma sopa/salada/gelatina com os produtos colhidos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Formam-se grupos para plantar e semear e retirar as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos alunos, professores e funcionários

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolha de folhas e ervas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira/plantação de legumes, ervas aromáticas, morangueiros, árvores de fruto e sementeira de plantas/árvores autóctones

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, em grupo, regam sempre que é necessário com a água recolhida da chuva

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

São retirados os caracóis ou lagartas que apareçam.
Este ano incluiu-se na horta o " Os animais da horta".

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram observadas, explicadas e registadas as fases de desenvolvimento das plantas.
Os produtos que se desenvolvem na horta quando colhidos são para o consumo da escola (em pequenas quantidades visto tratar-se de uma horta pequena).
As ervas aromáticas entram na confeção de alimentos na cantina

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantaram-se outros produtos que os encarregados de educação deram à escola.
Continuou-se a cuidar da horta: tirar ervas, ver se tinham pragas, regar .
Começou-se a colher alguns produtos: cebolas, couve, alface e ervas aromáticas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos observaram o crescimento/desenvolvimento das plantas.
Continuaram a colher os produtos à medida que estes ficavam criados (ervas aromáticas, couves, batatas)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano criámos casinhas para "os animais da horta"

15.1. Link para a página da horta: