As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As atividades da Horta Bio da escola através das publicações online, contribui, no nosso entender, para a consecução de um dos principais objetivos do Projeto educativo que é “A melhoria da imagem do Agrupamento junto da Comunidade Educativa”. A maioria das publicações da Horta são partilhadas pelo Agrupamento.
Com a Página sempre atualizada no Facebook, que neste momento já ultrapassa três centenas e meia de seguidores, pretendemos não só chegar às famílias dos alunos, mas a toda uma comunidade de pessoas interessadas em saber mais sobre as Hortas biológicas. Esperamos entusiasmar algumas pessoas a passarem a ter procedimentos (nos seus jardins, hortas de varanda ou nas tapadas e quintas) mais ecológicos e de acordo com o que deve ser uma horta Bio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo foi feita manualmente, com apoio de ferramentas de mão.
A limpeza é feita pelo menos uma vez por semana (retirar folhagem velha, algumas ervas, sachar algo que necessite). As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Família Asteraceae: alface; chicória; alcachofra;
Família Crucifereae: brócolo; couve galega; couve repolho (coração de boi); couve chinesa; rúcula; agrião de terra; nabo
Família Apiaceae: cenoura; aipo; salsa; coentro; funcho
Fanília Lileaceae/Amarilidaceae: cebola; alho; alho francês; alho seco; cebolinho
Consociação: Milho (doce e pipoca) + abóbora + feijão verde
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para pequenas regas íamos utilizando (enquanto havia) água da chuva, mas quando começou a aquecer o tempo, tornou-se insuficiente e utilizamos também água da torneira (mangueira). Quando pudermos, gostaríamos de instalar rega automática, para poupar água (aí poderíamos regar, por ex, de noite).
Temos tentado regar de manhã, mas no período de verão a ver se conseguimos regar mais ao final do dia, pois a nossa região é muito quente. Regamos, é claro, somente quando necessário e o que necessita, pois as plantas são como nós, só gostam de beber quando têm sede…
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para o oídio não chegámos a usar nada, pois as ervilheiras estavam já em final de vida, bastante apanhadas e já não compensava. Mas se poderíamos usar ácido lático, diluído em água, por exemplo, ou soro de leite, etc.
O mini batatal felizmente não apanhou míldio, e o tomate, até ver, também não, mas se aparecer poderemos usar de macerado de cebola e alho, por exemplo, que costuma resultar, ou outras do género, que ainda iremos experimentar.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Observação à lupa uma grande variedade de sementes. Sementeira de ervilha, fava, alho em pequenos copos de plástico, cheios de terra, que previamente foi preparada, utilizando um sexto de areia, dois sextos de estrume e três sextos de terra.
Construção de um pilha de compostagem com uma palete de madeira que recobrimos de palha, regámos com água e fomos formando uma camada com ervas daninhas, estrume de caganitas de ovelha, cinzas, cascas de legumes (abóbora, tomate e batatas), cascas de cebola e folhas secas.
Os alunos gostaram da atividade e solicitaram que fossem desenvolvidas mais atividades na Horta Bio da escola. Os alunos do primeiro fizeram desenhos sobre a atividade deste dia.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todas as turmas da escola EB1 de Alcains participaram na plantação de várias cultivares (alfaces, cebolinho, acelgas, alhos, ervilheiras, favas, salsa, coentros, etc.) na Horta Biológica. Ao longo do ano, cada turma irá observar e cuidar do seu canteiro. Pretende-se, entre outras coisas, que os alunos acompanhem o crescimento das plantas e observem o seu ciclo vida.
Os alunos gostaram da atividade e solicitaram que fossem desenvolvidas mais atividades na Horta Bio da escola.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Todas as turmas participaram na plantação de culturas de primavera e verão na horta biológica da EB1 de Alcains (tomate, courgette, cebola, pepino, melão, melancia,...) e ainda de um canteiro com consociação favorável de culturas de abóboras, feijão e milho. Procedeu-se também a segunda viragem da pilha de compostagem.
No geral todos os alunos gostaram da atividade.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: