As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Pré-escolar do Centro Social e Paroquial de Almada (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Início do ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

- 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nesta fase em que existe medidas muito restritivas da entrada dos familiares das crianças na escola, devido à pandemia, os pais apenas colaboram nas sementes que pretendemos plantar.
No início do ano letivo, os utensílios para a manutenção da horta fora oferecidos pelos pais de todas as crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta veio apoiar a alimentação saudável que a escola pretende dar às crianças. O facto de serem as crianças a cuidar da horta, apanharem o legumes e confecionarem sopas e acompanhamentos, fez com que mais facilmente se habituassem e os comessem com mais prazer.
O respeito pela

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças são divididas em pequenos grupos para realizarem a manutenção da horta, desde apanhar os alimentos, limpeza do solo e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A instituição adquiriu recentemente um compostor e diariamente são colocadas cascas de fruta e outros legumes utilizado nas refeições e, sempre que se faz a limpeza do espaço se colocam as folhas e ervas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve Portuguesa; Alfaces; Tomate; Cenouras; Hortelã; feijão; louro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Se não chover e se não estiver muito calor a horta é regada ao final do dia, dia sim dia não.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com frequência são apanhadas couves para sopa, esparregado ou acompanhamento de determinados pratos como peixe cozido ou bacalhau.
Algumas das vezes são as crianças que confecionam a sua própria sopa mas, dado a sua idade, na maioria das vezes as crianças apanham e levam à cozinha para que sejam preparadas.
As couves e louro também são distribuídas pelas crianças para levarem para casa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: