As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Tamengos (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados sensivelmente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são solicitadas para oferecerem sementes e plantas das suas hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos passaram a conhecer a origem de determinados alimentos. Ao deliciarem-se com os morangos conseguiram comparar o sabor em relação aos que são comprados e criados com produtos químicos. O trabalho realizado na horta levou-os a concluir que é importante cuidar das plantas obedecendo às suas necessidades (terra fertilizada de forma natural, o sachar, empar os feijoeiros e a rega). Toda a comunidade educativa participou na manutenção da horta, especialmente os alunos, auxiliares e professores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas realizaram sementeiras e plantações em vários momentos e em grupos. Todas as semanas uma turma ficava responsável pela rega, tirar as ervas e verificar se as plantas estavam saudáveis.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos arrancaram as ervas e regaram a horta em grupos rotativos e por turma. A fertilização foi feita com restos de plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não nos foi possível ter realizado a compostagem devido ao período de confinamento.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

O alecrim e a salsa. Temos de melhorar o estudo com os alunos para adquirir o conhecimento necessário e associar diferentes culturas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma rotativa, ou seja as quatro turma têm a sua semana para o fazer.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monotorização foi realizada semanalmente pelos alunos e professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Apanha e degustação de morangos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Relativamente ao tema das plantas que se trabalha na área de Estudo do Meio, realizou-se uma aula sobre as partes constitutivas da planta, a sua reprodução e utilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Durante a semana, havia uma turma que apanhava os morangos e depois distribuíam pelos colegas (as turmas alternavam-se nesta tarefa).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: