As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Maio de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A construção da horta teve impacto, pois foi divulgada nas redes sociais da escola e do programa Eco-Escolas (Instagram), pelo que alguns alunos e professores logo se ofereceram em contribuir com legumes e ervas aromáticas à horta.
Por outro lado, surgiu a oportunidade dos alunos de Educação Especial participarem duas vezes no cultivo de legumes na horta. Foi gratificante ver alunos de educação especial envolvidos e incluídos com os restantes alunos a trocarem impressões sobre o cultivo da horta-Inclusão.
Surgiu a oportunidade também de incluir alunos indisciplinados na tarefa de cultivar alfaces e participarem com muita motivação na atividade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fez-se um escalonamento entre os alunos que participaram no seu cultivo, para regar a horta da parte da manhã. A rega é também uma tarefa da coordenadora Eco-Escolas e dos funcionários da noite (que entram ao serviço por volta das 18h).

7. Como é feita a preparação do solo?

Nesta fase inicial, o solo foi apenas mobilizado antes de cultivado pelos funcionários da Junta de freguesia e posteriormente, fez-se o primeiro cultivo de legumes e algumas aromáticas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para já, construiu-se apenas o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates com couve trunchuda e repolho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ao lado da horta existe um lago com água da chuva e de uma mina de água natural do subsolo. Cabe a quem tem a tarefa de regar, ir buscar água ao lago com um regador e fazer a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já, não existem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Início do cultivo da horta com legumes: tomates, trunchuda, repolho e alfaces frisada e lisa.
Os alunos do 11º ano na disciplina de Biologia e Geologia, partilharam experiências (uma vez que alguns já tinham experiência de cultivo nas suas casas).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Surgiu a oportunidade de, juntamente com alunos do 10º ano na disciplina de Biologia e Geologia, integrar alunos de Educação Especial no cultivo de hortelã e outras ervas oferecidas por uma docente da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Instagram: eco_escolas.escv