As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Educativo de Sobreira Formosa (Proença-a-Nova)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

8 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do Projeto, foram os pais que cederam as sementes e as plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e pais encontram-se motivados para utilizarem produtos biológicos na sua alimentação.
Os pais encontram-se sensibilizados para cultivarem de forma biológica os produtos das suas hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos, os professores e auxiliares são os responsáveis pela manutenção da horta: regar, substituir ou acrescentar plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O substrato utilizado já vinha preparado para o efeito.
No caso de ser necessário limpar e mobilizar a terra serão os alunos a fazerem essas tarefas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervas aromáticas: segurelha, poejo, orégãos, tomilho, salsa, hortelã, cebolinho, coentros e sálvia.
legumes: couve lombarda, couve coração de boi, repolho bacalã, brócolos, couve roxa, couve-flor, alface "Maravilha de verão" e frisada, alho francês, courgete, pepino, beterraba, pimentos, beringelas, tomate coração de boie chucha, feijão.
physalis
chá: erva cidreira

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente é verificada a folhagem para detetar a presença de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: