As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica de Cepães (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A Junta de Freguesia forneceu o composto para fertilizar o solo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Conhecer algumas atividades relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar.
Conhecer produtos locais.
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos e da época.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A plantação foi realizada pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A seguir às couves foi plantado tomate.
A consociação destas culturas não afetou o crescimento de cada uma delas e não retiraram a água ou os nutrientes uma das outras.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com a água da rede e preferencialmente pela manhã, consumindo-se menos água e as culturas resistem ao calor, durante o dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Esta monitorização é feita pelos professores e funcionários responsáveis pela horta que analisavam o crescimento das plantas e o aspeto saudável com que se desenvolvem. Foram verificadas as culturas minuciosamente para despistar a existência de pragas ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Foram desenvolvidas atividades em articulação com a docente de Inglês, nomeadamente a identificação das culturas em português e em inglês, simultaneamente.
15.1. Link para a página da horta: