As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Cepães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apenas este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

21,7m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Oferta Complementar, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboraram com as plantinhas dos legumes para plantar na horta.
A Junta de Freguesia forneceu o composto para fertilizar o solo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento sobre o modo de produção biológico de alguns legumes/vegetais
Conhecer algumas atividades relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar.
Conhecer produtos locais.
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos e da época.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são organizados em grupos e supervisionados pelos professores quando as atividades são realizadas durante as aulas ou pelos funcionários responsáveis.
A plantação foi realizada pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo foi feita manualmente e de forma tradicional, ou seja, o solo foi cavado com enxadas. Depois foi preparado uniformemente com um ancinho para a terra ficar plana. Seguidamente foi fertilizado com compostagem natural, à base de restos de folhas e restos de plantas, fornecida pela Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de folhas, cinza da limpeza da caldeira de aquecimento, terra e restos de cascas de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Junto das cebolas foi plantado alface.
A seguir às couves foi plantado tomate.

A consociação destas culturas não afetou o crescimento de cada uma delas e não retiraram a água ou os nutrientes uma das outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva que foi possível aproveitar, porque depois do confinamento e com o regresso às aulas em março não se registou muitos períodos de chuva, foi armazenada utilizando pequenos depósitos com a qual os alunos regaram durante algum tempo a horta.
A rega é feita com a água da rede e preferencialmente pela manhã, consumindo-se menos água e as culturas resistem ao calor, durante o dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas foi feita uma a duas vezes por semana.
Esta monitorização é feita pelos professores e funcionários responsáveis pela horta que analisavam o crescimento das plantas e o aspeto saudável com que se desenvolvem. Foram verificadas as culturas minuciosamente para despistar a existência de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com o crescimento das alfaces e cebolas foi preparado, até à data, uma salada para os alunos acompanharem a refeição na cantina da escola. Salientar que as culturas ainda estão a desenvolver, como por exemplo os tomates, couves, e posteriormente poderão ser confecionadas mais saladas/sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Numa aula de Estudo do Meio foi abordado os procedimentos para a plantação de legumes/vegetais na horta. Foi explicado as diferentes etapas para que posteriormente as plantas se desenvolvam fortes e saudáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Como a horta está localizada num cantinho do jardim da escola com arbustos e árvores próximas foi necessário colocar fitas refletoras e um espantalho para proteger as culturas dos passarinhos que bicavam as alfaces e as couves.
Foram desenvolvidas atividades em articulação com a docente de Inglês, nomeadamente a identificação das culturas em português e em inglês, simultaneamente.

15.1. Link para a página da horta: