As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A relação entre alunos e professores ficou mais próxima.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ao fim da tarde, há um professor e uma turma responsável (na aula de Estudo Acompanhado) para cada dia da semana.
Cada turma é responsável por retirar as infestantes de um canteiro.
7. Como é feita a preparação do solo?
Fertilização - adição de composto do compostor e estrume de cavalo é realizado por alunos e professores.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Constituído por camadas de restos de comida (adequada) do refeitório e de casa e borras de café, alternadas com materiais castanhos e secos provenientes dos pinheiros e árvores da escola;
na falta dos castanhos compra-se palha/feno.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ao fim da tarde, há um professor e uma turma responsável (na aula de Estudo Acompanhado) para cada dia da semana.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Combatidas borrifando com água e sabão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Consideramos o início desta atividade a terceira semana de abril.
15.1. Link para a página da horta: