As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2019 / 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Centro de Apoio à Aprendizagem e disciplina de Física e Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do ano letivo começou preparar-se o terreno para o cultivo de várias espécies na horta.
Durante o primeiro período, com a ajuda de professoras e funcionárias, os alunos do Centro de apoio à aprendizagem e os alunos do 11.º TMI, plantaram várias espécies: couve galega, alho francês, favas, chuchus, beterraba, erva príncipe e orégãos.
No início do segundo período, os alunos, funcionários e professores fizeram a manutenção da horta. Depois ocorreu o confinamento.
No terceiro período, apanharam-se couves galegas, alho francês e favas. Plantaram-se alfaces.


5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O trabalho na horta foi feito por alunos que manifestaram em desenvolvê-lo.
Alguns alunos já tinham competências na área da agricultura e puderam aplicá-las e transmiti-las aos colegas.
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem desenvolveram competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Manutenção da horta foi organizada por duas professoras mais diretamente envolvidas na atividade, de acordo com as necessidades de manutenção da horta, o horário e disponibilidade dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita à mão, utilizando enxadas e ancinhos. Para isto contribuíram os alunos do 11.ºTMI, professoras e funcionárias.
A fertilização foi com os produtos da compostagem, feita a partir de matéria orgânica resultante das ervas retiradas da horta e espaço envolvente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com material vegetal retirado da limpeza da horta e espaço envolvente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, alho francês, favas, chuchus, beterraba, erva príncipe, orégãos e alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é armazenada em dois bidões colocados junto da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Instalou-se na horta um vespeiro de abelhas asiáticas.
A proteção civil deslocou-se à escola para proceder à remoção do vespeiro.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de caldo verde com as couves galegas, por uma professora e funcionárias que trabalham no Centro de apoio à aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de favas, por uma professora e funcionárias que trabalham no Centro de apoio à aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.esdomdinis.pt/eco_escolas/pages/ativ3.html