As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Durante o primeiro período, com a ajuda de professoras e funcionárias, os alunos do Centro de apoio à aprendizagem e os alunos do 11.º TMI, plantaram várias espécies: couve galega, alho francês, favas, chuchus, beterraba, erva príncipe e orégãos.
No início do segundo período, os alunos, funcionários e professores fizeram a manutenção da horta. Depois ocorreu o confinamento.
No terceiro período, apanharam-se couves galegas, alho francês e favas. Plantaram-se alfaces.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns alunos já tinham competências na área da agricultura e puderam aplicá-las e transmiti-las aos colegas.
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem desenvolveram competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi com os produtos da compostagem, feita a partir de matéria orgânica resultante das ervas retiradas da horta e espaço envolvente.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
A proteção civil deslocou-se à escola para proceder à remoção do vespeiro.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: