As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Preparação da terra, ajuda no cultivo, doação de plantas e sementes.
Frequência semanal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar para a agricultura biológica, e uma alimentação saudável e sustentável, rentabilização do espaço de uma forma educativa e participativa de toda a comunidade escolar. Articulação entre a escola e a comunidade, utilização dos produtos a colher pela comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita com pequenos grupos de alunos apoiados pelos professores e auxiliares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos colaboram na limpeza do solo, retiram as ervas e enterram os limões que caíram ao chão já podres. Para a preparação da terra contamos com a colaboração dos pais e familiares. Para a fertilização por vezes colocam- se as borras de café, cinzas das salamandras e compostagem dos restos das refeições e cascas de fruta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas da fruta do lanche e refeições e com restos das refeições. São também juntas num espaço as folhas das árvores e as ervas retiradas da horta para fazer compostagem e mais tarde utilizar para fertilizar a terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates e pimentos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando há água recolhida da chuva é utilizada. Caso seja necessário é regada com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis encontrados na palete por baixo dos morangos.
Os caracóis foram retirados.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Devido ao Covid 19 no ano letivo 2019/20 e 20/21 não se realizaram as feiras na escola, atividade relacionada com a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação.
As crianças participam na plantação, e acompanham o crescimento das plantas, Aprendem como se processa o crescimento e o que necessita para que cresçam e possam ser colhidas. Estas atividades são sempre só com uma turma ou um grupo da mesma turma, uma vez que devido ao Covid, as turmas encontram-se a funcionar em bolha, não sendo possível juntar crianças de turmas diferentes. Estas atividades relacionadas com a horta têm impacto nas crianças e também nas famílias já que as crianças levam estas experiências para casa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O tratamento da terra cavar, tirar ervas e regar. São atividades em equipa em que as crianças aprendem a importância da colaboração de entreajuda ao mesmo tempo que aprendem as necessidades das plantas para o bom crescimento. Todas estas atividades de preparação e cuidado da horta é feita em grupos da mesma turma com a regularidade necessária.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Outra aspeto interessante da horta é a compostagem, que estamos a fazer pela primeira vez. As crianças não tinham qualquer conhecimento sobre o assunto. Neste momento preocupam-se em recolher as cascas da fruta do almoço e também do lanche para colocar na caixa da compostagem.

15.1. Link para a página da horta: