As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB Assequins (Águeda)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Facultando estrume de animais (coelhos).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- A colaboração das famílias em facultar o que precisamos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é feita com estrume de animais (colaboração da comunidade educativa) aquando das sementeiras ou plantações. Ao longo do ano, vai sendo realizada a limpeza e manutenção da horta, dependendo da época do ano.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta atividade foi o culminar de todo um processo. As favas foram semeadas pelos alunos, foram colhidas, debulhadas, pesadas, colaboraram na confeção da sopa e deliciaram-se com a sopa de favas.
No dia da criança decidimos confecionar sopa, na escola, para todos os alunos. Saliente-se que há alunos que vão almoçar em casa, outros almoçam numa instituição local e apenas alguns alunos almoçam no espaço escolar. Neste dia, todos os alunos e professoras almoçaram na escola. Foi uma atividade muito bem sucedida até porque os alunos que normalmente não querem comer sopa o fizeram com muito agrado. Houve um envolvimento de toda a comunidade nesta atividade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: