saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta Bio existe desde o ano letivo 2019/2020.
2. Área aproximada da horta (m²):
24m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos:
55
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que possível pedimos a sua colaboração das famílias. Enviam produtos importantes e indispensáveis para a nossa horta. Enviaram recentemente borras de café e chá para fertilizar a terra. assim como plantas e sementes. Enviaram também batatas, milho e feijões já plantados em copos ou vasos e devidamente identificados para mais tarde passarmos para a terra. Os Encarregados de Educação mostram-se interessados e motivados colaborando sempre que são solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos fizeram recolha dos produtos da horta e confeccionaram saladas para o almoço,(cebolas e alface). Ficaram muito motivados com a recolha destes produtos e a sua confecção, experimentaram novos sabores e a experiencial foi positiva.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita pelos alunos, normalmente por turmas e sempre com a supervisão de um adulto.
Tentamos sempre envolver todos os alunos, desde a pré até ao quarto ano. Existe divisão de tarefas. As crianças do pré escolar regam a horta com frequência, enquanto os alunos do primeiro ciclo tratam dos legumes e vegetais e fertilizam a terra com borras de café, chá e o composto resultante da compostagem feita aqui na escola.. Colocam as placas de identificação dos produtos, retiram ervas daninhas, colocam objetos para espantarem os pássaros como por exemplo CDs e espantalhos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A junta de freguesia colaborou nesta atividade oferecendo uma carrinha de terra fértil para colocarmos no local destinado à horta.O solo foi todo cavado por algumas crianças e um adulto. Foi fertilizado com borras de café e chá que os pais enviaram pelas crianças. Contamos com a participação de todos os alunos , encarregados de educação, pessoal docente e não docente e junta de freguesia.que participaram com empenho e motivação.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Usamos os restos de cascas de batatas e frutas, legumes, cascas de ovos terra e folhas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa horta há ervilhas, alface, cebolas, feijões, favas cenouras e batatas. Juntamos a alface e o cebolo, consociações instaladas para beneficio da terra e um maior aproveitamento dos nutrientes
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é quase sempre realizada pelas crianças da pré ( normalmente é o responsável da sala que desempenha essa tarefa) e com os alunos da brigada verde no horário da manhã. Os adultos dão sempre uma ajuda nesta tarefa. é feita com agua da chuva ( quando há), usamos o regador e a mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Um dos problemas que surgiram foram os passarinhos que invadiram a horta e bicavam as culturas. Colocamos Cds e espantalhos. Não se verificou praga de insetos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Não tem criação de animais, no entanto temos animais feitos com materiais de desperdício como cobras feitas com rolos de papel higiénico só para decorar a nossa horta.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Realização de bebedouros, cobras e espantalho.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confeção de salada foi uma atividade que envolveu todos os alunos e adultos, desde professores a assistentes e pessoal da cozinha.. Realizou se apenas uma vez mas o balanço foi positivo. As crianças do pré escolar , do 1º e 2º ano apanharam os vegetais. os alunos do 3º e 4º ano fizeram o restante trabalho, lavaram os vegetais e ajudaram na confeção. Foi uma atividade diferente e puderam experimentar novos sabores ( para muitos foi a primeira vez que provaram cebola) e deliciaram-se.O facto de serem da nossa horta tem um sabor especial. Os alunos passam a mensagem para os pais que se entusiasmam em criar uma pequena horta em casa.
Atividade 2:
Descrição:
Aula na horta, foi uma atividade do agrado de todos os alunos da escola que participaram com muito entusiasmo. Todos colaboraram nas sementeiras, trouxeram sementes de casa e passaram para a terra. Regaram, viram o crescimento e registaram. Os alunos do primeiro ciclo também tiveram aula na horta e exploraram o tipo de legumes e vegetais cultivados. Registaram os seus benefícios para a saúde e que tipo de refeições podemos fazer com os legumes e vegetais da nossa horta.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos do terceiro e quarto ano construíram bebedouros para os passarinhos com materiais de desperdício e ninhos que colocaram nas árvores e na horta. A sala do pré escolar construiu cobras feitas com materiais de desperdício para embelezar.A sala do primeiro e segundo ano construiu um espantalho para espantar os passarinhos. Colocamos placas de identificação dos legumes em português e inglês.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Um espaço agradável onde os alunos estão em contacto com a natureza, podem passar para o mundo imaginário, dando largas à imaginação, ajudando no seu desenvolvimento fazendo-os criar anticorpos, crescendo de forma mais saudável. Experimentam atividades diferentes que a maioria não tem possibilidade em suas casas
15.1. Link para a página da horta: