As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Local escolhido para a horta.
Local escolhido para a horta.
Local escolhido para a horta.
Local escolhido para a horta.

horta em março

A horta preparada está a receber plantações da época.
A horta preparada está a receber plantações da época.
Dia de plantar pés de tomateiros, alface, cebolo ,..trazidos  pelos alunos ,em colaboração com família.
Dia de plantar pés de tomateiros, alface, cebolo ,..trazidos pelos alunos ,em colaboração com família.
Plantações feitas pelos alunos  da EB1/JI.
Plantações feitas pelos alunos da EB1/JI.
Dia de semear.
Dia de semear.
Mais um dia de Brigada da Horta .
Mais um dia de Brigada da Horta .
A nossa horta a crescer.
A nossa horta a crescer.

horta em maio

Algumas consociações.
Algumas consociações.
Alunos na horta-
Alunos na horta-
Os produtos hortícolas crescem.
Os produtos hortícolas crescem.
Que fresquinhos!
Que fresquinhos!
Articulação curricular com a disciplina de Inglês  e articulação com a  AEC de Inglês . Colocação do nome nos produtos hortícolas , em  Inglês e Português.
Articulação curricular com a disciplina de Inglês e articulação com a AEC de Inglês . Colocação do nome nos produtos hortícolas , em Inglês e Português.
Estamos aqui!
Para preservar as plantações das investidas dos pássaros.
Estamos aqui! Para preservar as plantações das investidas dos pássaros.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Horta criada após o confinamento _março / abril.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

117

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram quase todas , inicialmente , com plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para muitos alunos, a horta é uma aprendizagem. Embora a escola se situe numa vila, havia alunos que não faziam ideia da origem dos produtos. Pensavam eles que " nasciam no hipermercado".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma trata do seu canteiro/ terreno agrícola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A 1ª limpeza do terreno será feita pelos funcionários da Junta de Freguesia, no regresso às aulas presenciais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - cebola
Batata - feijão
cenoura -tomate
ervilhas - alface
pepino- alface

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma rega o seu canteiro (Brigada da horta), de manhã ou ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com cinza e borra de café.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Este ano, devido à Pandemia não foi possível realizar : "A feirinha de Outono, feirinha da Primavera e a feirinha dos Santos Populares. Estas feirinhas eram feitas com os produtos que os pais e encarregados de educação doavam à escola .

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano, como já foi mencionado foi impossível realizar as habituais "feirinhas" abertas à comunidade educativa.

"Aulas na horta" _ os alunos gostam de observar os produtos hortícolas a crescer, são muito curiosos, questionam ,tiram as ervas e gostam de regar.
Regularmente, vão à horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta ainda não está vedada .
Foi pedida uma vedação , com prumos em madeira ,em forma de lápis coloridos, à Câmara Municipal. Aguardamos a vedação.

15.1. Link para a página da horta: