As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Proença-Nova (Proença-a-Nova)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

177

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na altura da plantação, doaram plantas e sementes.
Nas férias, as crianças do ATL da Associação de Pais, regam a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos pintaram desenhos com a identificação das plantas.
Os alunos têm aulas de Estudo do Meio na horta, aprendendo a identificar as várias culturas.
Verificaram-se mudanças nos hábitos alimentares dos alunos.
Foram desenvolvidas várias atividades pedagógicas interdisciplinares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quando da plantação, todas as turmas plantaram e semearam,
Todos os dias uma turma está incumbida de regar as plantas e tirar as ervas daninhas,

7. Como é feita a preparação do solo?

Em parceria com a Câmara Municipal, foram montados tabuleiros de plantação que foram cheios com terra adubada. Antes da plantação, as ervas daninhas foram removidas por funcionários da Câmara Municipal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Numa caixa de madeira são depositados restos das cascas da fruta do refeitório e pequenos ramos das framboesas. Ainda não foram utilizados para adubar as plantas pois a compostagem começou a ser feita tardiamente e ainda não estava decomposta devidamente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

repolhos, alfaces, pimentos, beringelas, cebolas, nabos, espinafres, melões, melancias, framboesas, alecrim, laranjeiras

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada todos os dias com uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização foi feita por observação direta, todos os dias, durante a rega feita pelos alunos de todas as turmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Desenho e pintura da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta, com identificação de espécies plantadas.
Foi feita uma vez em todas as turmas, envolvendo 177 alunos. Os alunos aprenderam o nome de todas as espécies plantadas. A seguir, plantaram e semearam .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Desenho e pintura da horta e das várias plantas.
Esta atividade foi realizada pelas duas turmas do pré-escolar, envolvendo cerca de 40 alunos.
Depois os desenhos foram colocados em paus, identificando as plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de salada, usando alface e rabanetes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/aeproencaanova.pt