As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Viriato (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Com a estufa, 100m3.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Biologia - 12º ano; Hortofloricultura - CAAp; Biologia e Geologia 11º; Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Variável- entre 20 a 60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2 a 4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nos últimos dois anos letivos não devido, entre outros fatores, às contingências da pandemia. No passado, estiveram envolvidas na cultura de flores comestíveis.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Produção de hortícolas e de ervas aromáticas utilizadas diretamente na cantina escolar.
Os produtos hortícolas excedentes (ou previamente solicitados) são distribuídos por elementos da comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos vários docentes e /ou respetivas disciplinas envolvidas, cabendo a coordenação ao docente do grupo de Hortofloricultura que redução significativa da componente letiva.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo/ terreno, arejamento, preparação e fertilização é feita essencialmente por canteiros ou pequenos retalhos, de acordo com o tipo de plantação e suas exigências específicas, manualmente, com recurso a utensílios agrícolas apropriados (ancinho, forcado, pás,,enxada, ...) orientados sobretudo pelo docente de Hortofloricultura.
Particularmente, os alunos do CAAp têm atividades semanais neste âmbito; os alunos de 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, fazem-no duas vezes por ano e os discentes de 10 e 11º - Biologia - uma vez por período.
Realça-se que o fertilizante usado é predominantemente estrume de cavalo, recolhido a partir do Centro Hípico de Viseu.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciou-se recentemente a compostagem, no contexto do programa "Devolver à Terra", a partir dos resíduos orgânicos da cantina e folhagem/ matéria seca proveniente dos espaços verdes/canteiros da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, flores comestíveis, produtos hortícolas: tomilho, planta de caril, salsa, oregãos, alecrim,calêndula, coentros, tomateiro, alface, beringela, pimento, favas, couves de vários tipos repolho, couve roxa,...), bróculos, cenoura, espinafre, .

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Bidões de água, recolhida a partir da água da chuva, dispostos junto ao pavilhão mais resguardado da escola e próximos da estufa. Essa água é usada para complemento de rega de alguns canteiros ajardinados e para a parte da horta que não inclui a estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente ou quinzenalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Embora não tenham havido "invasões" nem ataques por parte de nenhuma espécie numa escala suficiente para ser considerada praga, ocasionalmente surgem alguns caracóis e lesmas nas folhas de plantas jovens em crescimento, de cultura. Para o seu combate, são colocados pequenos recipientes com uma pequenina quantidade de cerveja que os atrai. Como forma preventiva, são também dispostas duas ou três pequenas garrafas de água (reutilizadas) com alguma água e peles de bacalhau que atraem moscas e mosquitos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

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14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Projetos com turmas do Ensino Profissional.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Valorização das ervas aromáticas nas ementas da cantina escolar e da prática da agricultura biológica para a sua obtenção.
Para tal, é feita a preparação de pequenos canteiros e da espiral das aromáticas, o seu cultivo por docentes e dos diversos anos e turmas diretamente envolvidos (cerca de 30 pessoas), monitorização e recolha, designadamente pelos funcionários da cantina escolar para confeção dos pratos disponibilizados.
Esta atividade é efetuada, em média, duas vezes por ano e os alunos revelam uma participação ativa em todas as tarefas, evidenciando muitos deles alguma curiosidade e entusiasmo.
O impacto na comunidade é significativo, desde logo porque permite a utilização direta dos produtos obtidos na preparação de ementas da cantina escolar, repercutindo-se na promoção de uma alimentação saudável e sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Partilha de alimentos - produtos hortícolas e ervas aromáticas - pelos elementos da comunidade escolar, sempre que há maior produção de alguns hortícolas e/ou de alimentos rapidamente perecíveis, como alfaces, tomate, beterraba, ou de óregãos, tomilho, salsa, coentros. .
Sensibilização para a agricultura biológica e uso de produtos sazonais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sensibilização para as hortas comunitárias, por extrapolação do que é praticado na escola e visível para todos os elementos da comunidade. Este aspeto é já uma concretização real, pois a escola passou a integrar no presente ano letivo o projeto Horta Demeter (Quinta da Cruz)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Prática recente da compostagem, a partir de resíduos orgânicos a cantina escolar, num compostor montado por discentes de turma do 8º ano e assistente operacional, muito próximo da horta (que inclui a estufa).
O composto a obter será utilizado na fertilização do solo da horta escolar, efetivando a agricultura biológica e a redução dos resíduos orgânicos.

15.1. Link para a página da horta:

facebook Escola Secundária Viriato, portal ES Viriato