As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo, cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na altura do confinamento em março foi pedido às famílias para fazerem sementeira em casa para quando a escola reabrisse pudessem trazer para plantarem na horta da escola.
Alguns pais ajudaram a preparar a terra para receber as plantas, assim como, ofereceram algumas plantas para plantarmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizamos as crianças para a importância de uma alimentação saudável.
Sensibilizamos para a importância do consumo de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada Sala do jardim de infância tem um canteiro para cuidar.
Existe um registo com os dias em que cada sala é responsável pelas diferentes tarefas da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiramos todas as plantas infestantes, pedrinhas e outro tipo de "entulho" que lá se encontrava.
Remexemos o solo e acrescentamos mais terra. Espalhamos o fertilizante (orgânico e esterco dos animais por cima da terra mobilizada. Depois revolvemos o solo para envolver o fertilizante. Deixamos o solo descansar por alguns dias antes de plantar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocamos no compostor cascas de frutas, restos de legumes, relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, feijão verde, tomate, aromáticas (cebolinho, alecrim, hortelã, arruda, incenso, tomilho), curgetes, coração, couve portuguesa, ervilhas pimentos, salsa, penca, espinafres, berinjela, framboesa, pepinos, morangos, alho francês.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Colocamos um bidão junto à horta para armazenar a água. Sempre que possível a horta foi regada com a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que vamos à horta observamos as plantas e vemos se estão com alguma doença ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Utilizamos um dos métodos utilizados foi o método da armadilha da cerveja. Foi colocada uma taça à altura da terra e depois encheu-se de até 2/3 de cerveja. assim, os caracóis foram atraídos pelo cheiro e afogaram-se nessa bebida.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para favorecer o crescimento saudável da criança é extremamente importante estimular a alimentação saudável. As crianças da sala 4 foram apanhar legumes à nossa hortinha. Colheram curgetes, coração, penca, salsa, alface e fizeram uma sopa de legumes deliciosa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Como tivemos legumes em quantidade resolvemos vender alguns legumes à comunidade escolar.
as nossas crianças adoraram a iniciativa.
Com as receitas da venda compramos novos materiais para a sala e novas plantas para a horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Para aumentar os conhecimentos das nossas crianças fizemos sessões de esclarecimento sobre a agricultura biológica junto à nossa horta. Falamos das várias culturas plantadas e da compostagem, como se faz e para que serve.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As nossas crianças adoram participar nesta atividade e é eleita como uma das suas preferidas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/centrosocialdecalendario/posts/992525707953225