As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta escolar tem sido desenvolvida em anos anteriores pelos alunos e educadoras do pré-escolar, embora não de uma forma assídua. Este ano letivo foi preparada pelos alunos do 4.º ano de escolaridade.

2. Área aproximada da horta (m²):

2x 10 m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A colaboração das famílias foi determinante para o início das sementeiras uma vez que, devido ao confinamento, o processo de germinação das plantas foi iniciado no período de Ensino@Distância. Para além do fornecimento das sementes, as famílias colaboraram igualmente no empréstimo dos utensílios de jardinagem, terra e fertilizante.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Permite o aumento da biodiversidade local, através do uso de produtos naturais no cuidado e tratamento das explorações agrícolas.
Devido a não se utilizarem pesticidas neste tipo de agricultura, este facto contribui para uma melhor qualidade do ar que respiramos.
Estudos apontam que os produtos derivados deste tipo de agricultura são mais ricos nutricionalmente que os produtos provenientes da agricultura convencional.

E quais as desvantagens?
Em geral este tipo de produtos biológicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito ao seu aspecto (brilho, tamanho, etc.).
Os alimentos obtidos neste tipo de agricultura tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais, pelo que são mais difíceis de conservar;
O preço dos produtos oriundos de agricultura biológica é substancialmente superior aos produtos agrícolas da agricultura convencional uma vez que os seus sistemas produtivos são mais lentos e necessitam de mais mão-de-obra.
E vocês? Qual a vossa opinião sobre este tipo de agricultura? São consumidores de produtos biológicos? Deixem a vossa opinião nos comentários

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente através de rega pré-programada e semanalmente os alunos/professores e assistentes operacionais fazem a sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram retiradas as ervas daninhas e misturada terra nova. Foram construídas caldeiras e canteiros para a colocação das diversas espécies de plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi colocado recentemente na escola pelo que até ao momento foi apenas utilizado com as ervas daninhas retiradas dos canteiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas diversas espécies de ervas aromáticas como tomilho, alecrim, alfazema, orégãos, hortelã, salsa, coentros, cebolinho e manjericão bem como algumas espécies de flores como calêndulas, crisântemos, margaridas e malmequeres. A escolha das plantas teve por base a necessidade de semear plantas melíferas já que os alunos estão envolvidos noutro projeto ambiental que visa conhecer e sensibilizar para a importância das abelhas no ecossistema e para a biodiversidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem um sistema de gota-a-gota embora se faça rega manual diariamente tendo em conta as temperaturas elevadas e a necessidade de regar algumas plantas que necessitam de maior quantidade de água. A rega é feita ao início e fim do dia para que se evite desperdício resultante da evaporação da água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma das etapas foi a limpeza e preparação do terreno para receber as plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Numa fase seguinte procedeu-se ao transplante das plantas já semeadas em casa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Por fim realizou-se uma etiqueta para cada uma das espécies plantadas, onde consta o nome científico da planta, bem como uma ilustração da mesma. Construímos a identificação do local, com recurso ao reaproveitamento de uma tábua de madeira.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Bom aspeto visual e apelativo com a participação da comunidade (pais e encarregados de educação que durante o confinamento fizeram as sementeiras).

15.1. Link para a página da horta:

https://bibliotecacesalgueiromaia.blogspot.com/ ; https://www.facebook.com/cesalgueiromaia