As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Devido a não se utilizarem pesticidas neste tipo de agricultura, este facto contribui para uma melhor qualidade do ar que respiramos.
Estudos apontam que os produtos derivados deste tipo de agricultura são mais ricos nutricionalmente que os produtos provenientes da agricultura convencional.
E quais as desvantagens?
Em geral este tipo de produtos biológicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito ao seu aspecto (brilho, tamanho, etc.).
Os alimentos obtidos neste tipo de agricultura tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais, pelo que são mais difíceis de conservar;
O preço dos produtos oriundos de agricultura biológica é substancialmente superior aos produtos agrícolas da agricultura convencional uma vez que os seus sistemas produtivos são mais lentos e necessitam de mais mão-de-obra.
E vocês? Qual a vossa opinião sobre este tipo de agricultura? São consumidores de produtos biológicos? Deixem a vossa opinião nos comentários
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: