As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

34 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Técnicas específicas de cursos de PROFIJ e Profissional, clube de hortofloricultura, Formação em contexto prático.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorização do espaço;
Grande adesão ao clube de hortofloricultura da escola;
Reconhecimento deste espaço como uma ferramenta de aprendizagem;
Cultivo e Aquisição de produtos obtidos;
Gosto pela natureza e agricultura sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores e alunos. No inicio do ano letivo procedeu-se a distribuição do espaço, sendo destinado para o clube de hortifloricultura 22 canteiros com um comprimento de 10 metros, para o espaço pedagógico foram atribuídos 3 canteiros por turma. A escola também reservou um espaço para a produção de hortícolas para confeção de pratos servidos no bar.
Compete a cada turma realizar as tarefas propostas para a época.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no inicio e ao longo do ano letivo. No inicio do ano letivo houve uma mobilização do solo com recurso a um trator, devido a dimensão da horta. Posteriormente realizaram-se os canteiros e a sua distribuição. A fertilização é feita com composto proveniente do compostor da horta e da MUSAMI. Ao longo do ano letivo estas tarefas são da responsabilidade do horticultor (turma, professor e funcionário) de cada canteiro.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Verdes: Restos orgânicos da cozinha; Borras de café; Folhas verdes; infestantes que vão surgindo na horta; relva cortada.
Castanhos: Ervas secas, folhas secas do jardim e ramos das podas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, alho, rabanetes, coentros, salsa, cebola, batata doce, batata, couves, repolhos, acelgas, beterrabas, misturas de saladas, rúcula, cenoura, nabos e favas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O único espaço onde se procede a rega é na estufa, para tal existe um tanque onde se aproveita a água da chuva. No espaço restante dependemos exclusivamente do sistema de rega natural (da chuva).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita através de observação direta e é realizada sempre que observamos os sintomas na planta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da escola: No dia 11 de junho foi feita a feira da escola, esta feira contou com a visita guiada de várias turmas da nossa escola, acompanhados pelos respetivos docentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção de sopas e outros pratos, foi feita ao longo do ano letivo com os produtos produzidos na nossa horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As aulas práticas de horta decorreram ao longo do ano letivo, estas contaram com a participação de alunos de PROFIJ, REE e PROFISSIONAL.
Todas estas atividades foram relevantes, pois motivaram e consciencializaram os alunos para as boas práticas agrícolas e ambientais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Página de facebook: Clube de Hortofloricultura da Escola Secundária das Laranjeiras: https://www.facebook.com/search/top?q=clube%20de%20hortofloricultura%20da%20escola%20secund%C3%A1ria%20das%20laranjeiras