saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
16 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com distribuição de alguns produtos produzidos na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta nos alunos promove a sua autonomia, responsabilidade no trabalho, quer na utilização de ferramentas, quer na produção da horta (rega, monda, entre outros). A comunidade CRIB usufrui de todos os produtos produzidos na horta, assim como participação ativamente na dinâmica da mesma.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição de tarefas é feita consoante as competências e caraterísticas de cada cliente e a manutenção da horta é um trabalho diário.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita sempre que temos produção de novas cultura, através da utilização da moto enxada para gradar a terra, colocação de estrume proveniente dos animais da instituição, onde posteriormente é tudo envolvido, bem misturado na terra, encontrando-se a mesma pronta para a plantação/sementeira.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com um compostor oferecido pela Eco Lezíria e com o apoio da Camara Municipal de Benavente, onde colocamos restos selecionados (borras de café, folhas secas, serradura e restos de hortícolas da cozinha).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
as culturas são feitas de forma adequada às estações do ano de forma rotativa, não tendo quantidade, mas sim variedade.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Possuímos um deposito de mil litros de água que é cheio e onde realizamos a rega gota a gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim de forma manual, onde inicialmente identificamos a praga prejudicial à planta e se for possível procedemos à sua remoção manual, caso contrário utilizamos chás caseiros com o mesmo objetivo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos lagarta da couve e piolhos - utilização de meios de combate natural como vinho tinto na raiz da couve e chá de urtiga, alho e cebola, fazendo pulverização.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
porquinhos da índia, coelha anã, porca vietnamita, galinha e cadela.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Corte da couve portuguesa da horta para a elaboração do caldo verde por parte do refeitório da instituição.
Atividade 2:
Descrição:
Debulha de ervilhas da horta para a elaboração de diferentes pratos no refeitório da instituição.
Atividade 3:
Descrição:
Limpeza e arrumação da estufa perto da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: