As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Pólo Secundário - Ibn Mucana (Cascais)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos aprendem a conhecer as diferentes espécies, a tratar o solo, a efetuar a monda, a colocar as estacas para as plantas trepadeiras, a desladroar os tomateiros, a colocar estilha sobre o solo para evitar a compactação do solo e aumentar a retenção de água, a escolher as culturas adequadas a cada estação do ano.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao redor do espaço plantado e delimitando-o temos alecrim, erva principe, malagueta, lúcia-lima e alfazema.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Entretanto as formigas negras atacaram a horta destruindo uma alfazema, um alecrim e prejudicando o crescimento das couves. Combatemo-las com Nexa Max, uma bactéria comum em ambiente natural, que produz uma toxina que atua ao nível do sistema nervoso central dos insetos, atuando como modelador alostérico dos recetores nicotínicos da acetilcolina. Este neurotransmissor libertado na fenda sináptica faz com que os impulsos nervosos sejam transmitidos continuamente, induzindo nos insetos excitação e tremores contínuos, provocando grande fadiga muscular e morte.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: