As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é ainda um projeto em fase inicial e nestes dois anos não foi possível envolver a família devido à pandemia. Apenas foi possível desenvolver atividades restringidas às próprias turmas e seguindo as diretrizes do plano de contingência da escola. No entanto, foi muito estimulante para os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma trata das suas culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta é pobre, tem muitas pedras. Os alunos retiraram algumas dessas pedras assim como as ervas daninhas. A fertilização foi realizada com composto orgânico e café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais e casca de ovo que os alunos trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora, pimento, beringela, tomateira, courgette, melão, maracujá, chuchu, fisális

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por volta das 8h 20 min ou pelas 17h/18 h. É feita com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Etapas de preparação do terreno e sementeira/plantação.
Os alunos de cada turma realizaram as diversas etapas de preparação de um terreno para cada sementeira ou plantação. Gostaram de todas as fases, mas as preferidas incidiram na fertilização do solo e na sementeira/ plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Estudo do Meio
Visualizar no terreno, as fases de desenvolvimento de uma planta. E efetuar o respetivo registo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade de Matemática
O terreno ocupado não está dividido em canteiros com divisão física (tarefa a realizar para o ano).
Assim sendo, foi “construído” um canteiro com cordel que permitiu a apresentação dos conteúdos matemáticos: perímetro e área. Foi uma atividade simples, mas com ótimos resultados na aprendizagem destes dois conceitos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é uma atividade motivadora da aprendizagem de algumas crianças do Ensino Especial.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco-Escolas-Eb1ji-da-Correeira-2343919135881672