As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos de cada turma realizaram as diversas etapas de preparação de um terreno para cada sementeira ou plantação. Gostaram de todas as fases, mas as preferidas incidiram na fertilização do solo e na sementeira/ plantação.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Visualizar no terreno, as fases de desenvolvimento de uma planta. E efetuar o respetivo registo.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O terreno ocupado não está dividido em canteiros com divisão física (tarefa a realizar para o ano).
Assim sendo, foi “construído” um canteiro com cordel que permitiu a apresentação dos conteúdos matemáticos: perímetro e área. Foi uma atividade simples, mas com ótimos resultados na aprendizagem destes dois conceitos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: