saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A nossa horta existe desde 2013, faz 21 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 50 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
11
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português, Estudo do Meio e Educação Física.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
255
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No envio de sementes, plantas e construção de placas de identificação sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Respeito pela natureza, valorização dos produtos hortícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Rotativo e diariamente fica um professor e respetiva turma responsável pela rega. Apanhar ervas é da responsabilidade de cada turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano dois funcionários da Câmara Municipal cavaram o terreno. A fertilização foi realizada pelos alunos, retirando terra (pronta) do compostor de modo a fertilizar a terra.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Começamos escolhendo o local que deve ser à sombra, com um ponto de água e sem vento (para evitar a secagem do composto). Depois preparamos o fundo colocando uma camada de pequenos ramos para possibilitar o arejamento e impedir a compactação. Depois colocamos os resíduos verdes e castanhos em camadas alternadas, sendo a última sempre de resíduos castanhos. Colocamos a pilha de resíduos orgânicos em contacto com a terra para permitir a entrada de microrganismos e a drenagem da água. Mantemos o composto húmido, regando sempre que necessário. Utilizamos o composto na nossa horta e jardins, sempre que é verificado que está pronto. O composto deverá estar pronto entre dois a três meses, desde que preenchidas as suas necessidades nutricionais e realizadas as operações de arejamento (uma a duas vezes por semana). No final, o composto deverá ter um aspeto homogéneo, cor acastanhada e cheiro a terra húmida.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos beterrabas, tomates, várias ervas aromáticas (manjericão, salsa, hortelã...) alfaces, repolho, phisalis, morangos, maracujá (Passifloraceae - para consumir a fruta e/ou fazer chá com a flor) e luffa ( esponja vegetal).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão de rega é realizada com garrafões "rega gota a gota" aproveitando/reutilizando garrafões de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sempre que se justifica com a aplicação de produtos "inseticida biológico" produzido na escola, utilizando uma mistura de água com sabão azul, para afastar as formigas e caracóis, utilizamos as borras de café e as cascas de ovo cozidas e reduzidas, para matar pulgões, utilizamos as urtiga fresca ou urtiga seca que deixamos repousar na água por dois dias e aplicamos diretamente na planta. Também plantamos ervas aromáticas que afastam alguns insetos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Salada de Alface, realizado uma vez (devido ao confinamento, a escola foi encerrada), foram envolvidas 3 turmas. Os alunos plantaram e apanharam os legumes, lavaram e confecionaram.
Respeito pela natureza, valorização dos produtos hortícolas.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na Horta - Português e Educação Física. Em Português os alunos escrevem os nomes das plantas e em Educação Física, realizam exercícios, aprendem a subir e a descer árvores...
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Espaço mais agradável, bonito, saudável.
Trabalho de equipa que incentiva para a agricultura biológica e mais saudável.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/Eco-Escolas-EB1Ji-de-Vale-Pedras-268463753995113/groups/?ref=page_internal