As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas das plantas foram germinadas com as crianças, com a ajuda dos familiares durante o período de E@D.
Também ofereceram sementes, mas dadas as dimensões da horta, não foi necessário (possível) semear mais plantas do que as que já tinham sido semeadas pelos grupos, em contexto de sala.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O senhor Presidente da Junta de Freguesia prometeu continuar a construir a nossa horta no próximo ano letivo, destinando, pelo menos, um canteiro para cada grupo de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo.
Os pais e encarregados de educação mostraram grande recetividade, voluntariando-se, desde o início para colaborar com a oferta de sementes, plantas e apoiando as atividades na horta partilhando os seus conhecimentos e conselhos, à medida que surgiram as dúvidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo assegura a rega e o controlo das pragas e das ervas daninhas.
Durante os primeiros tempos de plantação de novas plantas, cada grupo de crianças controlou a rega de modo mais frequente, para que todas pegassem.
Quando as plantas já estavam firmes no seu crescimento, foi feita a rega pelos responsáveis do dia de cada sala, de acordo com as necessidades.
Pelo menos uma vez por semana, cada grupo controla, também, as pragas e o crescimento das ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Pretende-se usar, futuramente, o composto produzido no nosso compostor como fertilizante.
A limpeza da horta é feita manualmente, com relativa facilidade porque os canteiros são sobrelevados e estreitos, fáceis de aceder pelas crianças.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As crianças estão a começar a perceber que algumas das plantas crescem com mais facilidade que outras e que poderá haver vantagem em optar por associar algumas delas para se "ajudarem" mutuamente.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi feita alguma recolha da água da chuva (em baldes) para posterior utilização na rega.
Está prometida, pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, a instalação de um "sistema" de recolha da água da chuva para utilização na rega da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Das restantes hortaliças apenas duas vagens de feijão já amadureceram e as restantes ainda não estão prontas para consumo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Sempre que uma questão é levantada no grupo em sala de atividades, este desloca-se à horta para ver respondida a dúvida que surgiu e/ou experimentar modos de resolver problemas encontrados, por exemplo: a praga dos caracóis e as plantas que não deixam as outras crescer e a rega sustentável.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Depois desta primeira experiência, as crianças vão, certamente, querer expandir os seus conhecimentos concretizando no espaço exterior o que investigam na sala de atividades e as interrogações vão dar muito e melhor trabalho na nossa próxima plantação.
15.1. Link para a página da horta: