As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O responsável da Horta gere as tarefas a realizar de acordo com a época do ano e com a disponibilidade de mão de obra.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo passa pelo destroçar das infestantes, ligeira incorporação com grade de discos e por fim, cavadeira.
A monda de infestantes é manual, térmica ou mecânica de acordo com a área de cada cultura.
A fertilização é feita através da incorporação de estrumes com origem nos animais da ESAC e com adubação verde/sideração.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita tendo em conta as boas práticas,
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação visual, diária, semanalmente ou mensalmente de acordo com a época do ano e com a cultura em causa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos colaboram também nas atividades dos projetos de investigação desenvolvidos na área da Horta Biológica
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Visitas à horta, colaboração na colheita dos produtos etc.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
https://www.instagram.com/p/CPiYbL_LnUi/?utm_source=ig_web_copy_link
15.1. Link para a página da horta: