As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

510 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Português e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas no apoio ao desenvolvimento de alguns trabalhos como a conceção dos espantalhos; na introdução de algumas espécies como: aromáticas, framboeseiras e rúcula.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta teve impacto junto da comunidade educativa que quis adquirir os nossos produtos e junto dos alunos que nela participaram sobretudo ao nível de entenderem como é possível produzir vegetais e frutos que contribuam para uma alimentação mais saudável e sustentável.
A horta contribuiu também para o entendimento dos conceitos de economia circular e evitar o desperdício alimentar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as tarefas de manutenção da horta são agendadas pela professora de Cidadania e Desenvolvimento das turmas 8º T1 e 8ºT2 em conjunto com os alunos dessas turmas que participam no projeto.
. as tarefas de rega são asseguradas semanalmente por pequenos grupos de alunos;
. as tarefas de plantação, limpeza e colheita são agendadas em momentos específicos, de acordo com as necessidades de cada área.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza maior do espaço da horta foi feita no inicio do ano letivo, com apoio da Junta de Freguesia de Loures que disponibilizou equipamento e recursos humanos para arar o terreno destinado ao cultivo.
O solo foi este ano enriquecido com algum estrume de cavalo e demos início ao processo de compostagem para obtermos adubo natural.
No final de uma plantação e respetiva colheita, como acontece com as favas, usamos também as próprias plantas como fertilizante da terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem usamos: as ervas e restos de plantas que resultam da limpeza do terreno; os restos da fruta e legumes que solicitamos no refeitório da escola; as borras do café que se recolhem no bar dos professores; restos de cartão retirados dos rolos de papel higiénico e rolos de cozinha, caruma recolhida em outros canteiros do espaço verde da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda estamos numa fase de experimentação de culturas e de consociações.
Intercalamos: tomateiros com alfaces e couves; alhos, cebolas e alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento, a rega é feita com água canalizada da rede.
Pretendemos instalar um tanque para recolha de água das chuvas e seu reaproveitamento.
A venda dos produtos que cultivamos será destinada a essa aquisição e instalação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até agora as situações registadas não são graves e temos tentado resolvê-las misturando culturas e com alguma soluções que aprendemos nos webinars proporcionados pelo ECO-escolas.
Este ano, para ajudar a combater a presença de caracóis nas couves, aprendemos a usar uma mistura de borras de café com cascas de ovos cozidas e trituradas. Esta mesma mistura revelou-se também eficaz contra as formigas que estavam a atacar os morangueiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Até ao momento observámos a presença de formigas que atacaram no ano anterior os figos e os caracóis que têm uma predileção pelas couves.
Por enquanto, temos conseguido ultrapassar estes problemas recorrendo à plantação intercalada de culturas, usando a segurelha, o tomilho, o coentro, tomateiros, cebola e alhos.
Nas árvores de fruto, essencialmente na ameixeira, assistimos, após as chuvas de março, a um aumento de piolho que atacou as folhas e fez diminuir substancialmente o aparecimento dos frutos. Experienciamos tratar com uma solução feita à base de água com urtigas e, posteriormente, outra com sabão azul, uma vez que a primeira solução não atuou tão eficazmente quanto o desejado. Agora já temos os frutos a amadurecerem.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Medição da qualidade dos solos - Físico-Química
os alunos recolheram amostras da terra de diferentes zonas da horta para perceber se estamos a usar as culturas adequadas ou não e também para perceber que tipo de fertilização é necessária para as próximas plantações.

Aula sobre compostagem no curso Profissional de Auxiliar de Ação Educativa.

Não foram tiradas fotografias no momento destas aulas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação de sementários para novas plantações:
couves, brócolos, favas, coentros e salsa são algumas das sementes já recolhidas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de produtos na escola, este ano, de forma mais restrita e direta, devido à pandemia.
Partilha de receitas realizadas com produtos recolhidos na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica está a começar a ser notada pela comunidade escolar e educativa, o que não aconteceu no 1º ano, mostrando a sua relevância para a aprendizagem dos mais novos desenvolverem projetos de sustentabilidade ambiental.
As duas fases de confinamento vieram perturbar o desenvolvimento da horta, mas, apesar desse contratempo não deixamos que a horta perecesse.

15.1. Link para a página da horta:

A nossa horta ainda não tem uma página criada para o efeito. Neste momento a divulgação é feita apenas em vitrine/placard colocado num dos corredores centrais da escola escola e através da página do facebook da professora coordenadora.