As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta contribuiu também para o entendimento dos conceitos de economia circular e evitar o desperdício alimentar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
. as tarefas de rega são asseguradas semanalmente por pequenos grupos de alunos;
. as tarefas de plantação, limpeza e colheita são agendadas em momentos específicos, de acordo com as necessidades de cada área.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi este ano enriquecido com algum estrume de cavalo e demos início ao processo de compostagem para obtermos adubo natural.
No final de uma plantação e respetiva colheita, como acontece com as favas, usamos também as próprias plantas como fertilizante da terra.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Intercalamos: tomateiros com alfaces e couves; alhos, cebolas e alfaces.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Pretendemos instalar um tanque para recolha de água das chuvas e seu reaproveitamento.
A venda dos produtos que cultivamos será destinada a essa aquisição e instalação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Este ano, para ajudar a combater a presença de caracóis nas couves, aprendemos a usar uma mistura de borras de café com cascas de ovos cozidas e trituradas. Esta mesma mistura revelou-se também eficaz contra as formigas que estavam a atacar os morangueiros.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por enquanto, temos conseguido ultrapassar estes problemas recorrendo à plantação intercalada de culturas, usando a segurelha, o tomilho, o coentro, tomateiros, cebola e alhos.
Nas árvores de fruto, essencialmente na ameixeira, assistimos, após as chuvas de março, a um aumento de piolho que atacou as folhas e fez diminuir substancialmente o aparecimento dos frutos. Experienciamos tratar com uma solução feita à base de água com urtigas e, posteriormente, outra com sabão azul, uma vez que a primeira solução não atuou tão eficazmente quanto o desejado. Agora já temos os frutos a amadurecerem.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
os alunos recolheram amostras da terra de diferentes zonas da horta para perceber se estamos a usar as culturas adequadas ou não e também para perceber que tipo de fertilização é necessária para as próximas plantações.
Aula sobre compostagem no curso Profissional de Auxiliar de Ação Educativa.
Não foram tiradas fotografias no momento destas aulas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
couves, brócolos, favas, coentros e salsa são algumas das sementes já recolhidas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Partilha de receitas realizadas com produtos recolhidos na horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
As duas fases de confinamento vieram perturbar o desenvolvimento da horta, mas, apesar desse contratempo não deixamos que a horta perecesse.
15.1. Link para a página da horta: