As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano, embora no ano passado devido ao confinamento os trabalhos tenham sido interrompidos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Clubes e Projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram na preparação da terra, nas plantações e sementeiras.
Por norma, uma vez por semana, nos meses de fevereiro, março, abril e maio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse demonstrado pelos alunos e famílias.
Envolvência de todos.
Criação de pequenas hortas em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita no tempo letivo destinado à disciplina Clubes e Projetos (disciplina não curricular) e na disciplina de Estudo do Meio.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos e a fertilização é feita com material da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas e restos da própria horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóboras, couves, tomateiros de várias qualidades, milho, curgetes, feijão, flores, salsa, hortelã, framboesas...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as condições meteorológicas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foram plantadas plantas aromáticas como a arruda para prevenção da lagarta da couve.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação de tomateiros cherry que os alunos semearam num garrafão de plástico.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de alfaces.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sementeira de girassóis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento das famílias.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EBJI-de-Avidos-e-Lagoa-701743723239481