As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Clubes e projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas ocasionalmente. Algumas das plantas com que se iniciou o plantio vieram de hortas familiares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como estamos no inicio da construção da horta os alunos apreciaram poder contribuir com plantas trazidas de casa para os primeiros plantios e apreciaram muito a possibilidade de plantar feijões que tinham germinado na sala de aula. Regularmente chamam a atenção dos professores para o aspeto das culturas, especialmente quando percebam necessidade de rega.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como cada duas turmas cuidam de um canteiro, são os docentes que gerem a manutenção, no entanto a responsabilidade da rega está atribuída aos assistentes operacionais, para ser regular.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelas turmas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na compostagem são usados os restos da limpeza do envolvente dos canteiros e cascas e caroços das frutas que os alunos trazem para os lanches.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas, legumes e aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de observação e reconhecimento da diversidade dos produtos que se cultivam numa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoecondescosme.blogspot.com/2021/06/noticias-da-horta-colheita.html