As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2019/2020

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, 1.º ciclo (meio ambiente)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em situações muito pontuais.
Com a disponibilização de sementes e pés para transplantar; Sessões sobre poda; e apresentações de receitas com os produtos da horta (quando possível).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Muito positiva, a comunidade tem recebido muito bem as dinâmicas da horta. Foram disponibilizadas peças de fruta, gratuitamente, marmeladas saudáveis para degustação, fruta desidratada, venda de ervas aromáticas e de alguns produtos sazonais.
Os alunos tem surpreendido pela positiva na forma como cuidam da horta e respeitam este espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização passa pela coordenadora do Eco-escolas que sempre que é requisitada uma tarefa na horta faz a gestão do espaço a utilizar, tipo de cultura e número de pessoas dentro do espaço da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os grupos de alunos são distribuídos por tarefas com a supervisão de um professor.
é tudo feito manualmente com utensílios da escola e com a utilização de máscara e luvas.
São utilizados os resíduos sobrantes para os compostores e a fertilização é feita com compostagem orgânica e estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados são recolhidos dos lances dos alunos (fruta, cascas, tec.) e de materiais recolhidos dos jardins e horta, folhas e restos de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem árvores de fruto (macieiras), produtos sazonais (cenouras, alface, alho, batata, favas, brócolos, vários tipos de couves, tomate, pimento, abobora, etc. Estes produtos coexistem com ervas aromáticas e algumas plantas utilizadas para afastar pragas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É utilizada água canalizadas e sempre no final do dia ou no inverno durante a manhã.
São feitas regas com baldes reutilizáveis (oferecidos por uma empresa) e quando são plantas em maior número com recurso a uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não registamos nenhuma praga ou doença até ao momento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda de produtos à comunidade: ervas aromáticas, hortícolas e frutícolas realizada duas vezes, este ano letivo, e esteve disponível para professores e funcionários da escola. Estiveram envolvidas 4 turmas (3 de 9.º ano e uma de 8.º, aproximadamente 55 alunos)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de marmelada de maça, maça desidratada, aguas aromatizadas e chás durante o ano letivo. (realizamos 10 atividades este ano letivo)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de Cidadania e Desenvolvimento realizadas na horta, com exercícios de identificação de plantas, aves e outros animais; Limpeza; colheitas; compostagem; Plantação.
Foram realizadas (30 aulas na horta do pré-escolar ao 1.º ciclo)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano construímos uma vedação e um portão de acesso com a identificação do projeto Eco-Escolas; Foi aberta a horta aos alunos do pré-escolar, abrangendo agora todos os níveis de ensino da escola; foi possível colocar dois compostores e a construção de caixotes de lixo para reciclagem.

15.1. Link para a página da horta:

intagram: ecoescolasmea