As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Externato Nossa Senhora da Assunção (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m² a 12 m² 6 canteiros (pneus com morangueiros)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Cidadania, Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

+ ou - 200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No Dia de Aulas ao Ar livre foram estudadas as folhas das plantas da Horta. São os alunos que recolhem os produtos e os entregam na cozinha para a confeção das saladas. Os morangos são apanhados e consumidos nas salas da Pré. As ervas aromáticas são colhidas pela cozinheira.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os legumes são semeados ou plantados pela turma do 2.º ano.
A rega e limpeza da horta é feita diariamente pelas funcionárias. Os morangueiros são regados pelos alunos da Pré.
Muitas vezes a professora responsável faz a monda.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra da horta todos os anos é preparada por uma funcionária, depois os canteiros são feitos pela professora responsável.
É colocada regularmente borras de café.
Este ano sentiu-se a necessidade de adubar com adubo biológico pois a produção não foi tão boa como nos anos anteriores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; feijoeiro; tomateiro; cebola; cenoura; tomilho; salsa; coentros; cebolinho; hortelã; Gladíolos, morangueiros.
Existem ainda duas árvores: Pinheiro e Jacarandá.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As funcionárias regam normalmente de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Descobri que os tomateiros tinham uns “bichinhos” pretos que os estavam a debilitar.
Também existem muitas ervas daninhas que são mondadas.
Raramente se encontram lagartas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O “bichinho” não sei qual é, mas administrei com um pulverizador água com detergente da loiça, indicação de quem percebe. Houve melhoria.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A recolha de alfaces, tomates e cenouras foram feitas neste 3.º Período pelo menos uma vez por semana, normalmente de manhã antes das aulas começarem e depois levada à cozinha, onde são preparadas as saladas para consumirem no refeitório. Os alunos são quase sempre o 2.º ano ou outros que estiverem no momento.
Os alunos da Pré recolhem os morangos maduros e consomem-nos na sala de aula.
Estas atividades são divulgadas nas páginas de redes sociais da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No Dia de Aulas ao Ar livre, o 2.º ano esteve a estudar as folhas das plantas da nossa Horta. Usou uma lupa e um livrinho com a classificação das folhas e uma tabela para registar o que viu e a classificação dessas folhas. Fizeram-se desenhos à vista das folhas estudadas. Nesse dia foi arrancado os coentros que estavam espigados, usaram-se os sentidos para o conhecer e depois usaram-se as suas folhas para decalcar o relevo. Nos canteiros dos morangueiros, as salas da Pré observaram os bichinhos encontrados e fizeram cartazes como o que aprenderam.
No estudo do Perímetro, foi usado uma fita métrica para medir o perímetro de vários objetos do pátio incluindo a nossa horta.
Sempre que o tempo permite algumas turmas têm a Hora do Conto junto à horta ou é abordado temas (aulas de exterior) que tenham a ver com o meio envolvente.
Estas atividades são divulgadas nas páginas de redes sociais da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta, apesar de pequenina está bem aproveitada e tem um espaço envolvente aconchegante. Este ano, devido à Pandemia não foi tão observada pois não foi ponto de passagem. Até este ano todos tínhamos o “bonito” hábito de dizer Bom dia ao nosso Senhor Assunção (pinheiro) que foi plantado há cerca de 4 anos atrás.

https://www.facebook.com/ENSACascais/photos/498554378188859
https://www.instagram.com/p/CPGUXYdhY_P/
https://ecoescolas.abae.pt/plataforma/index.php?p=schoolpage&id=4503

15.1. Link para a página da horta: