saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
16m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística
3.3. N.º de alunos envolvidos:
110
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam com a oferta de sementes ou de plantas. Durante o Ensino Não Presencial dois pais dinamizaram uma sessão com os alunos sobre adubos biológicos e outra sobre proteção do solo através da gestão de culturas.
Devido à situação pandémica não houve oportunidade de outros pais virem à escola colaborar na manutenção da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos sentem-se motivados a trabalhar na horta, produzir e consumir produtos biológicos. Quando têm oportunidade de comer os legumes da sua horta, fazem-no com mais vontade e entusiasmo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um canteiro de que cuida e onde decide que espécies vai semear/ plantar. As Assistentes Operacionais ajudam todas as turmas quando necessário.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano a Junta de Freguesia com a colaboração da Associação de Pais fez uma limpeza total do solo, uma vez que devido ao fecho das escolas em março de 2020, a mesma já não era tratada há 6 meses. Em setembro foi aplicado o composto que produzimos na escola e que estava já pronto a ser utilizado. Durante o ano, os alunos das várias turmas fizeram a limpeza de ervas e aplicaram mais composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com a maioria dos desperdícios produzidos na escola, como cascas de fruta e borras de café. Como na escola não temos cascas de ovos, alunos trazem-nas de casa de vez em quando. Aproveitamos também algumas folhas e galhos que temos na escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
ervilhas, tomilho, alface, tomate, camomila, alfazema, morangueiro
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida num reservatório que, por capilaridade é distribuída para os diferentes canteiros utilizando um sistema gota-a-gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As várias turma fazem a observação do seu canteiro, procurando a existência de alguma praga. Esta inspeção é feita, pelo menos, uma vez por mês.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confeção de saladas com produtos da horta (alface e tomate) mostrou-se como uma atividade em que os alunos se sentiram envolvidos e entusiasmados em todo o processo. Pelo facto dos produtos terem saído da nossa horta, muitos alunos comeram o que nunca tinham comido.
Atividade 2:
Descrição:
As aulas na horta são atividades que todos os alunos gostas e em que se sentem entusiasmados. Todos querem participar, dar as suas ideias, sujar as mãos. Alguns alunos têm bastante conhecimento nesta área, uma vez que ajudam os pais ou avós desde pequenos e sabem o que fazer e como fazer. Outros, porque vivem em ambientes mais urbanos, não têm tanta experiência, mas desenvolvem novas capacidades.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: