As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Homem e o Ambiente_ Percurso Integrado de Educação e Formação

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são utilizados na cozinha pedagógica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No âmbito da disciplina, " O Homem e o Ambiente" , os alunos desenvolvem as atividades da horta sempre acompanhados pelo professor que vai orientando e supervisionando os trabalhos. Dado as características/perfil destes alunos, é com entusiasmo e motivação que se mobilizam para a realização das atividades da horta. Os alunos propõem os produtos a cultivar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi na totalidade preparada com enxada à mão e os alunos voluntariam-se rotativamente para a trabalhar. Os fertilizantes utilizados foram borras de café, cascas de bananas e de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aparas de relva e ervas arrancadas da horta (verdes), folhas secas(castanhos).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves de várias espécies; alho francês; beterraba; cenouras.
Salsa e coentros.
Fisális.
Algumas árvores de fruto (nespereira, romanzeira, pitanga).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe projeto para recolha da água das chuva, que será iniciado no próximo ano.
A horta é regada com mangueira e regador.
Já existe projeto para rega automatizada gota a gota automatizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Apenas se verificou o crescimento de ervas daninhas, que foram retiradas pelos alunos manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas se verificou o crescimento de ervas daninhas, que foram retiradas pelos alunos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: uma vez por semana, 12 alunos participam nas atividades preparação do terreno, plantação/sementeira, rega. São momentos de participação ativa dos alunos e de franco envolvimento dos mesmos. Estes alunos, frequentam um Curso PIEF( Percurso Integrado de Educação e Formação) manifestam por vezes alguns comportamentos menos adequado em sala de aula, no entanto na horta, estas situações não se verificam e os alunos empenham-se verdadeiramente no trabalho que desenvolvem. A horta tem constituído assim, uma excelente estratégia de ligação destes alunos à escola e na melhoria dos seus comportamentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns produtos da horta serão disponibilizados para o cozinha pedagógica, onde os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria poderão confecionar sopas e saladas e para o refeitório da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: