saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há três anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
150 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Francês, Inglês, Área Técnica de Cozinha
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No nosso caso em que estamos numa Escola de Hotelaria, os alunos participaram bem no tratamento da horta, pois mais tarde vieram a utilizar os produtos aí cultivados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Organizou-se uma escala rotativa de manutenção, em que alguns alunos ficaram responsáveis pela rega, outros de retirar as ervas daninhas e outros de colher os produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente. em parceria com a Quinta Pedagógica, uma equipa veio fazer a limpeza e espalhar um saco de estrume dos animais da quinta no terreno, o qual veio enriquecer um pouco a terra da horta. Mais tarde, outra equipa doou alguns sacos de substrato de duas qualidades que os alunos ajudaram a lançar na terra, dando um incremento substancial à horta.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A primeira equipa trouxe um arado mecânico, sachos e ancinhos e procederam à limpeza do terreno e colocação do estrume. A outra equipa ajudou a planear a horta com os alunos de forma mais organizada, limpou de forma mais profunda, trouxe sementes e plantas aromáticas que os alunos ajudaram a plantar na horta. Para tal vieram com equipamento específico de jardinagem, como colheres de jardim, machados, roçadouras, sachos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Inicialmente foram semeadas ervilhas, favas, couves, ervas aromáticas ( hortelã, (tomilho e
salva), rabanetes, companheiras ( flores comestíveis- calêndulas e amores-perfeitos). Mais
tarde, foram semeadas abóboras, melões, nabiça, servas aromáticas como a salsa, coentros
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita através da água do município.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita aquando da rega.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com os produtos da horta, os alunos, na aula de cozinha técnica sob a orientação do chefe,
confecionaram sopa de ervilhas para ser servida no refeitório da escola aos outros alunos, professores e
funcionários da escola, num total de 30 pessoas. Os alunos puderam apreciar o sabor de um produto
natural e biológico e diferenciá-lo de outros comprados no supermercado.
Atividade 2:
Descrição:
Com os produtos da horta, os alunos planearam vários tipos de pratos à base de favas. Neste dia confecionou-se um prato tendo por base as favas guisadas que foi servido à comunidade escolar presente na escola (30 pessoas) Desta confeção foi feito um vídeo de apresentação das atividades da escola para as redes sociais (Facebook e Instagram)
Atividade 3:
Descrição:
Confeção de sopa de nabiças e de saladas. No final do ano, os alunos sob a orientação do chefe, realizaram confeções de sopa e de saladas para servirem no refeitório da escola a alunos, professores e funcionários da escola. Estiveram envolvidos cerca de 30 alunos que aceitaram este desafio entusiasticamente.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Os alunos ficaram muito entusiasmados em assistirem ao crescimento dos produtos hortícolas e na possibilidade de utilizarem os produtos da horta, tendo confecionado nas aulas de Cozinha Técnica várias sopas e saladas para serem servidas no refeitório da escola para cerca de 25 pessoas.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/groups/escolaturismoportugalportimao/posts/4186040458125905