As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar do Marco (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com os produtos hortícolas para fazermos a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram o espaço e semanalmente tem um momento para dedicar à horta. Foi dividida por turma para que as tarefas fizessem mais sentido, incutindo-lhes o sentido da responsabilidade.
Quanto ao impacto na comunidade, este evidencia-se logo quando os alunos trazem as plantas ou as sementes para serem plantadas e semeadas, havendo sempre grande variedade e quantidade. Depois quando os alunos transmitem aos pais como se está a desenvolver a horta e por vezes, quando levam algumas das colheitas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na pergunta anterior respondi a isso mesmo. Cada uma das turmas ficou responsável por um espaço da horta e do jardim. Semanalmente, em dias diferentes e em momentos diferentes vão para a horta para a manter em bom estado: tirar as ervas daninhas, regar, retirar minhocas e caracóis...

7. Como é feita a preparação do solo?

Apenas com limpeza e cavando a terra para se poder trabalhar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um bidon que enche com a água da chuva ou então enchemos nós quando não chove, depois montámos um sistema com mangueiras ligadas a esse bidon, o qual rega cada planta, gota a gota. Este sistema permite que a horta vá sendo regada de forma lenta e organizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e saladas - poucas vezes porque ainda não houve tempo para recolher.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula sobre os produtos plantados e os que são semeados:
Perceberam que as sementes são mais sensíveis, sendo muito importante restringir o espaço para as semear. Mais tarde podem ser transplantadas para espaços maiores.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: