As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB de Azóia (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre...

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50m 2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

turma do 1º ciclo e turma do pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12 + 14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

semanalmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

na alimentação dos alunos;
na abordagem aos temas de estudo do meio e até na matemática;
partilha de conhecimentos e convívio entre todos;
Partilha de atividades em comum;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por grupos e tarefas atríbuidas e distribuídas aos alunos das turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Períodicamente pelos grupos de alunos responsáveis semanalmente que vão lá diariamente se necessário com as auxiliares ou educadora e professora e a monitora do ATL.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Muitas...melão, melancia, morangueiros, batatas, tomates, pimentos, pepinos, courgetes, couve portuguesa e repolho, alfaces verdes e roxas, feijão, alho francês, ervas aromáticas - salsa e coentros e ainda plantámos dois girassóis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No inicio do ano letivo, quando chegamos e iniciamos o ano, tinhamos muito tomate na horta...
Já tinhamos tirado várias vezes toate no mês julho e agosto e quando chegamos a setembro, ainda tiramos muito tomate, porque foi sempre uma de nós à escola, fazendo a rega e alguma manutenção do que tinhamos plantado no ano letivo anterior.
Foi uma surpresa...e fizemos doce de tomate que foi consumido nas turmas aos lanches e intervalos e todos levaram um frasquinho de doce de tomate para casa.
Os alunos adoraram esta atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na semana de alimentação todos trouxeram legumes fresquinhos e frutas e fizemos uma sopa rica de legumes e utilizamos as batatas retiradas da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: