As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas mães confecionam compotas/bolos e águas aromatizadas utilizando produtos da horta, como as ervas aromáticas e os ovos.
Além disso, sempre que é necessário realizar algum trabalho mais pesado, os pais comparecem para ajudar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam. O pomar ainda é jovem, pelo que ainda não está a produzir.
A comunidade colabora na aquisição dos produtos cultivados, designadamente as alfaces, sendo a procura superior à oferta, tal é a sua qualidade.
A horta contribui para a sustentabilidade da nossa comunidade, na medida em que aproveita a água da chuva para a rega.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade, que acredita nas capacidades dos nossos jovens com capacidades especiais que, com esta recetividade, se sentem integrados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- culturas de inverno – beterrabas, favas, ervilhas, couves
- culturas de verão – pimentos, cebolas, curgetes, maracujá, feijão, couves, plantas aromáticas anuais e vivazes
- culturas perenes – árvores de fruto, aromáticas perenes
Nas estufas em sistema hidropónico cultivam-se alfaces e morangos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
O pomar é regado gota-a-gota por água proveniente de um segundo depósito.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para os eliminar, foi utilizado “sumo de nicotina”, feito com recurso a beatas de cigarros, mas não resultou. Posteriormente, foi aplicada uma solução de água e vinagre, que eliminou o piolho preto. A pulgão vai ser eliminado com uma solução de água, sabão azul e óleo alimentar.
As pencas foram afetadas na raiz pela potra da couve, mas não foi aplicada qualquer solução. Vamos proceder à rotação, evitando a plantação de crucíferas nesse local.
Para evitar a instalação de pragas das couves como a mosca branca, foram plantadas ervas aromáticas, com destaque para o tomilho.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os ovos das galinhas e os morangos são usados para fazer bolos.
As abóboras servem para fazer compotas.
As malaguetas servem para fazer molho picante.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: