As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

DAC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à situação pandémica e ao plano de contingência da escola, os pais não se podem deslocar à nossa escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Curiosidade e interesse na evolução das sementes e nas plantações.
- Surpresa por parte de alguns alunos com o crescimento das sementeiras e das plantações.
- Entusiasmo em participar nas atividades da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- O funcionário principal responsável pela horta informa e alerta o conselho das diferentes datas para as diferentes plantações. É informada a turma com o projeto DAC dessas datas. A turma por grupo desloca-se à horta e ajuda/participa na atividade da plantação/sementeira.
A rega é efetuada por todos os elementos envolvidos rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado com a limpeza do terreno das ervas daninhas com o recurso a ferramentas próprias para esse fim. Utilizou-se uma motocultivador facultado pela autarquia para a preparação da terra nalguns espaços específicos. Nos locais mais estreitos, a terra foi cavada com a ajuda de enxadas. Foi utilizado fertilizante orgânico antes das diferentes plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: batatas, tomates, rabanetes, pimentos, couves, cebolas, alfaces, ervilhas, framboesas, morangos, abóboras.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelo funcionário responsável pela horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta realizaram-se mais do que 3 vezes. Foram envolvidas 1 sala do 1ºciclo com 12 alunos e 1 sala do Pré escolar com 16 alunos. Participaram nas plantações/sementeiras.
Aprendizagem e consciencialização do processo de desenvolvimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica veio melhorar o aspeto físico envolvente da escola, tornado mais agradável.

15.1. Link para a página da horta: