As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
Um aluno do 8º A com necessidades específicas de aprendizagem está a realizar o seu PIT (Plano Individual de Transição) na horta biológica.
Os docentes desta escola têm acesso total à horta e podem usar a interdisciplinaridade. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas têm um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os alunos começaram a consciencializar-se da importância dos produtos biológicos na saúde. Os professores e assistentes operacionais compram os produtos produzidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os trabalhos são realizados três vezes por semana:
- Terça-feira das 11h20 às 12h10, hora do Eco-Clube.
- Terça-feira, das 15h25 às 16h15 ,das 14h20 às 15h10, hora do Eco-Clube, onde também estão inscritos os alunos com necessidades específicas de aprendizagem do CAA.
- Quinta-feira, das 16h30 às 17h20, hora do Eco-Clube.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos são mobilizados semanalmente numa visita à horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os docentes de Ciências Naturais deslocaram-se à horta com os alunos das suas respetivas turmas de 7º ano com o intuito de abordar os temas propostos no Projeto “A Natureza é a melhor sala de aula”, do CRE.Porto. Com este projeto pretendeu-se estimular a utilização da Natureza como um espaço e um recurso privilegiado de ensino-aprendizagem e assim exponenciar o contacto de crianças e jovens com o meio natural. De referir que as atividades foram do agrado de todos os alunos envolvidos. Os discentes mostraram-se interessados, empenhados e interagiram de uma forma irrepreensível.
Os docentes de Cidadania e Desenvolvimento e Projeto+ também se deslocaram à horta biológica, uma vez que desenvolveram atividades relacionadas com a agricultura biológica: conceito de adubos orgânicos e preocupação com a saúde, associando a qualidade dos alimentos à qualidade dos solos e à preservação do ambiente, no âmbito do Projeto Erasmus+/eTwinning "SHE'S the change".
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos, cerca de 31, cultivaram legumes e frutos sazonais. Os produtos foram depois utilizados na confeção das refeições servidas no refeitório.
Nos últimos anos, as escolas têm tentado melhorar a alimentação nas cantinas. O percurso escolar é um período crítico para a aquisição e prática de comportamentos saudáveis, contudo a escola oferece uma valiosa oportunidade para influenciar a saúde através de medidas de educação e dos alimentos que lhes são fornecidos.
O cultivo de vários tipos de legumes/hortaliças na nossa horta sem a utilização de agrotóxicos são opções saudáveis que visam o respeito sócio ambiental. Alguns produtos vegetais foram oferecidos ao refeitório da nossa escola com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a importância do consumo de vegetais na nossa dieta, bem como da importância de praticar uma agricultura biológica, que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O Plano Individual de Transição (PIT) é um documento que complementa o Programa Educativo
Individual dos alunos que frequentam a escolaridade com adaptações curriculares
significativas, implementado três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória.
O grande objetivo deste Plano Individual de Transição é que o aluno possa experimentar/realizar atividades compatíveis com as suas competências e interesses, de forma a explorar a componente vocacional e possível encaminhamento para formação profissional em ambiente protegido no final da escolaridade.
Pretende-se, assim, que o aluno melhore o seu desempenho em termos da realização autónoma das tarefas, e evidencie hábitos e comportamentos de trabalho apropriados.
Na horta biológica, o aluno foi acompanhado diretamente pela docente Natália Correia, responsável pela Coordenação/implementação deste PIT, bem como do Eco-Clube.
As atividades desenvolvidas foram diversificadas:
- Alisar a terra com enxada.
- Cavar.
- Espalhar estrume e outros produtos fertilizantes naturais.
- Crivar a terra para encher vasos.
- Encher vasos.
- Semear, com ajuda.
- Plantar, com ajuda.
- Mondar e tirar ervas daninhas.
- Regar com regador.
- Regar com mangueira.
- Envasar estacas de plantas, bolbos e tubérculos.
- Mudar plantas de um vaso para o outro.
- Limpar caules, folhas e botões secundários, com ajuda.
- Cortar relva com tesoura.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A diferenciação pedagógica concretiza-se, entre outros, na valorização do trabalho na horta da escola, no estabelecimento de relações entre a preparação e cuidado da horta com o contexto curricular. Esta atividade favorece e integra processos de ensino e aprendizagem, problematiza e promove vivências e transformações múltiplas dos alunos envolvidos com o ambiente e permite a abordagem de diferentes conteúdos curriculares significativos de maneira contextualizada.
No grupo heterogéneo que a escola inclusiva abarca, há sempre características comuns que tornam viáveis a sua educação conjunta. O âmago da questão está em saber transformar o conjunto de diferenças em vantagem, porque somos todos iguais na diferença de cada um!
15.1. Link para a página da horta: