As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Centro Escolar de Arrifana (antiga Escola EB1 de Arrifana) (Vila Nova de Poiares)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Acompanham o seu desenvolvimento através das fotos partilhadas pelo WhatsApp.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
uma horta: Preparação do terreno; Semear, plantar, sachar, mondar, regar, colocar as empas, colher, arrancar, etc.
Deste modo perceberam onde crescem os produtos que muitas vezes só conhecem dos supermercados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta é feita com água da companhia. as regas são sempre feitas ao inicio da manhã. Cada docente avalia se no seu dia é necessário regar ou não a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Recolhemos alfaces e fizemos uma salada para comermos ao almoço.
Arrancámos as batatas e fomos levar à cozinha para a cozinheira colocar na nossa sopa.
Colhemos morangos e fizemos espetadas de fruta para o lanche
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- As crianças abordaram o tema das plantas e dos animais da horta
Plantas: partes constituintes, reprodução, características das folhas, raízes, etc;
Animais: Animais amigos e prejudiciais à horta, as suas características, como manter e como afastar
-As crianças observaram alguns tipos de plantas e características apresentadas na aula;
-Num outro momento transplantaram os girassóis que germinaram na sala;
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: